A inadimplência recuou pelo quarto mês consecutivo em setembro, mostra o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. No mês passado, na comparação com agosto, o índice caiu 2,8%. Na comparação anual, com setembro de 2012, a inadimplência registrou declínio de 10,8%.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o volume de atrasos no pagamentos teve crescimento de 2,2% e, em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 0,7%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, baixas taxas de desemprego, recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores sobre novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência nestes últimos meses.
Tanto as dívidas não bancárias, referente a cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, quanto aquelas com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6% e 2,9% . Os títulos protestados também caíram 20%, mas representaram contribuição leve, de 0,3 ponto percentual, no índice.
Fonte: G1