Segundo dados levantados pela Organização das Nações Unidas – ONU –, o Brasil é o país emergente onde se paga mais caro pelo serviço de telefonia celular. Em uma comparação feita entre o valor apenas do aparelho em 161 países, o Brasil fica atrás de apenas 40 deles no preço.
Além do alto custo no produto, as taxas pagas pelos brasileiros com a prestação de serviços também está entre as mais altas do mundo. O custo absoluto da telefonia celular brasileira é três vezes maior que a média dos outros países emergentes.
Usuários chegam a pagar cerca de R$ 200 por um pacote de serviços que inclua 165 minutos, 174 sms e 2,1 megabytes em downloads de dados. Esse preço é maior que o valor pago na Venezuela, Turquia, Nicarágua, Gabão, Angola e no México.
Internamente a diferença de taxas entre os Estados também é grande. No Maranhão o índice de penetração de celular é similar ao do Butão, enquanto que em São Paulo as taxas são superiores à média dos Estados Unidos.
O acesso ao celular também apresenta índices bastante desiguais no Brasil. No Maranhão e no Piauí a quantidade de pessoas que têm acesso ao serviço é inferior à media mundial, de 68%.