Enecon 2013: expectativas superadas

Com precisão, 750 profissionais da Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis estiveram presentes ao 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que ocorreu no Centro de Convenções de Aracaju, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro de 2013, e se consagrou como o maior evento da classe contábil já realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) no Estado.

Durante os três dias de atividades, palestras, painéis e apresentação de trabalhos - que começou, na quinta, com a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e culminou na explanação da ex-ministra Marina Silva -, enriqueceram o conhecimento dos participantes.

Para Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CRC/SE, um gratificante sentimento de dever cumprido. ?Superou as nossas expectativas. O conteúdo das palestras agradou bastante. A parte técnica foi muito bem abordada. Muita gente nos procurou para parabenizar, inclusive, a organização. Se eventualmente ocorreram falhas, foi imperceptível. Estou muito feliz. Foi um sonho realizado?, testemunha Aécio. Ele planejou detalhadamente o Enecon durante seis meses.

Com a realização do Encontro Nordestino de Contabilidade, Aécio Júnior encerra com maestria a permanência da presidência do órgão no que tange à organização de eventos. ?Encerrei com chave de ouro. Foi exatamente como eu tinha sonhado: chegar ao final da minha gestão realizando um grande evento, brindando os contabilistas da nossa terra. Me sinto gratificado porque as pessoas me param para dizer que nunca havia ocorrido um evento dessa magnitude para a classe contábil aqui em Sergipe. Estou muito feliz. Valeu a pena?, declara Aécio Júnior, presidente do CRC/SE.

Na opinião de Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) o Enecon 2013 superou os anteriores. ?O Encontro é uma tradição no Nordeste brasileiro, disseminando o conhecimento. A cada ano ele tem se aprimorado com palestras que têm dado uma grande colaboração à classe contábil?, enfatizou Juarez.

MAIS ESPERADA

No sábado, 28, último dia do Enecon, a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, falou sobre sustentabilidade para uma enorme plateia. ?Defender o meio ambiente é pensar na responsabilidade social e ambiental que todos possuímos no que concerne ao balanço do planeta. E os profissionais da contabilidade fazem esse balanço nas empresas?, compara Marina.

Ainda segundo a ambientalista, muitas vezes, uma atividade aparentemente lucrativa, causa um prejuízo social e ambiental maior que o beneficio que ela é capaz de trazer para o grupo, o que a torna deficitária. ?A mesma coisa acontece com o planeta. Imagine uma série de atividades causando impactos ao ar que a gente respira, aos recursos hídricos, enfim, é muito importante ter essa ação internalizada às ações dos profissionais que lidam com o balanço positivo e negativo das empresas. E isso não é apenas do ponto de vista imediato. É dos benefícios sociais, ambientais e econômicos que são gerados na forma de bens e serviços em prol da comunidade?, explanou Marina Silva, com propriedade.

PERSONALIDADE

Além dos 18 presidentes de CRCs, estiveram presentes no Enecon, muitas personalidades políticas e empresariais. No sábado, foi a vez do deputado federal por Sergipe, Laércio Oliveira. ?Gostei muito do que vi. A grande participação dessa categoria que agrega mais de 500 mil profissionais em todo o País e que é tão importante para a economia brasileira. São profissionais que procuram sempre aperfeiçoar o conhecimento técnico, o que é mito bom para as empresas?, ressalta Laércio.

Ainda de acordo com o deputado, que também é empresário, é muito importante ver uma categoria, como a contábil, preocupada com o meio ambiente. ?Tenho tido a oportunidade, enquanto deputado federal, de ajudar em alguns projetos que tramitaram e tramitam na Câmara Federal. Fui, inclusive, relator de um projeto importante. E, aos 17 anos de idade, me tornei técnico em Contabilidade. Os organizadores desse Enecon estão de parabéns?, ressaltou Laércio Oliveira.

COM ALEGRIA

Para encerrar a maratona de atividades, Zé Lezin foi o nome escolhido. A palestra show ?A saga de um matuto? levou todo mundo à gargalhada. ?Pesamos em trazer uma leveza. Zé Lezin conseguiu descontrair ainda mais os participantes?, garante Aécio.

Após a palestra do comediante, os participantes da 11ª e melhor edição do Enecon se confraternizaram enquanto saboreavam uma deliciosa feijoada, servida em um restaurante da Praia da Aruanda, em Aracaju.

Data: 28/09/2013 às 12h29