Chapina discute mercado de trabalho no 11º Enecon

Falar em mercado de trabalho em qualquer área chama a atenção de estudantes e profissionais. No 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), o responsável pelo tema foi o conceituado José Maria Chapina Alcazar (SP), que falou para centenas de pessoas na manhã deste sábado, 28, no auditório principal do Centro de Convenções de Sergipe.

Na palestra ?Mercado de Trabalho: perspectivas e desafios da profissão contábil?, Chapina ressaltou os principais pontos do alto mercado de trabalho para o contador e qual o melhor comportamento do profissional diante dos obstáculos que surgem no cotidiano profissional. ?Nos deparamos com um empresariado que não investe em tecnologia e que passa para o contador uma responsabilidade que não é nossa. É isso que devemos nos atentar: não podemos assumir o que não faz parte da nossa função?, destacou.

O palestrante ainda destacou a importância universal do contador diante de qualquer documento contábil. ?O profissional tem conhecimento tributário e técnico que nenhum outro profissional tem, por isso, nosso trabalho deve ser valorizado. Nenhum documento, seja relatório ou balanço, por exemplo, tem valor se não tiver a assinatura do contador?, disse Chapina, que nesse momento apresentava um balanço anual do banco Itaú com a assinatura da diretoria e ao lado, a assinatura da contadora responsável.

Outro destaque dado pelo palestrante foi a visão do empresariado em relação ao trabalho do contador. ?Quando afirmo que não podemos assumir riscos, é para que fique claro que o contador não é início do processo, e sim o fim. É preciso que a empresa tenha organização e não seja o contador a organizar algo que ultrapassa a sua esfera de atuação?, afirmou. A questão da sonegação fiscal também foi abordada por ele. ?Sonegar é crime e não podemos compactuar com isso. É responsabilidade civil e criminal nossa, portanto, não existe sigilo nesse caso, temos que informar?, pontuou.

Estudante do terceiro período do Cefet ? Piauí, Fábio Lucas ficou satisfeito com o que aprendeu na palestra de Chapina. ?Achei muito interessante o tema que ele tratou. Sempre temos interesse no mercado de trabalho e ele trouxe informações muito interessantes para todos. Acrescentou muito no meu estudo e me deu novas perspectivas?, contou o estudante que fez parte da plateia com cerca de 300 pessoas.

Data: 28/09/2013 às 11h22