Perícia na contabilidade é apontada como área a ser explorada

O 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) discutiu no início da tarde desta sexta-feira, dia 27, o universo do perito contador. Para comandar o painel que teve início depois das 13h, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí e contador, Elias Dib, e teve como tema ?As Diversas Frentes de Atuação do Perito Contador?. Como palestrantes Silvia Mara Cavalcante, do Mato Grosso, e Antônio Gomes das Neves, do Piauí.

A palestra começou com as palavras de Silvia Mara que abordou as diversas áreas em que o contador pode exercer a profissão na área da perícia. ?Trata-se de um amplo mercado, mas sabemos que é uma vertente pouco explorada no contexto atual, entretanto, nosso papel é fortalecer o tema para estudantes e profissionais. Foi isso que tentamos fazer hoje?, diz.

Para Silvia Mara, momentos como o do painel desta tarde são fundamentais para o fomento dessa área. ?Em uma plateia de 300 pessoas, apenas três estão na área da perícia. Temos dois caminhos importantes a percorrer: fortalecer na academia e trabalhar o perfil do contador, que é mais retraído. Muitas vezes, é preciso contato com juiz em tribunais e o contador tem um perfil mais tímido para essas ações. Porém, é uma área ampla que precisa ser ocupada?, destaca.

O segundo palestrante do painel, Antônio Gomes das Neves, mostrou o retorno financeiro e a dinâmica de trabalho do perito. ?É uma especialidade nova e quis mostrar aqui o que regulamenta. Elucidas quais as situações de trabalho e os subsídios técnicos existentes?, afirma.

As palavras dos dois empolgaram a estudante sergipana Edicássia Reis, que já pensa em atuar na área de perícia. ?Sempre quis a contabilidade pública, mas vejo que posso entrar nessa área também. Tenho um novo horizonte. Sei que aqui é algo iniciante e que preciso abrir os caminhos, mas já vou procurar o Conselho local para me informar mais e saber como posso explorar essa vertente?, explica.

Data: 27/09/2013 às 04h41