Importância da auditoria na transparência ganha destaque no Enecon

Para finalizar o ciclo de palestras e debates do segundo dia do Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), na manhã desta sexta-feira, 27, a auditoria foi tema do painel ?As Normas de Auditoria no Processo de Transparência?. Os palestrantes convidados foram Madson de Gusmão (RJ) e Claudio Gonçalo Longo (SP), com a coordenação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, Heraldo de Jesus Campelo.

No auditório principal do 11º Enecon, realizado no Centro de Convenções de Sergipe, o painel começou com as palavras de Madson Vasconcelos, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma autarquia federal que visa supervisionar o trabalho do auditor. ?Nosso órgão regula e supervisiona os processos de auditoria e o trabalho do auditor?, explica Vasconcelos.

Todo o trabalho da CVM foi explicitado para os participantes do painel, que ao final puderam tirar dúvidas com o representante da Comissão. ?Gostei muito de participar dessa conversa e falar um pouco sobre o papel da CVM?,ressalta Madson Vasconcelos, que participa do Enecon pela primeira vez.

Após as palavras de Madson, Claudio Gonçalo Longo explicou as normas e dificuldades nos processos de auditoria. Ele apontou as principais áreas de riscos que podem ser encontradas pelo auditor. ?Alguns itens dificultam o trabalho do profissional que fará a auditoria e são nesses pontos que podem dar um maior destaque: as áreas que apresentam mais riscos para a empresa, as áreas de maior dificuldade para o auditor, as áreas de julgamento e nas quais o profissional precisou mudar a abordagem, e por fim, nos locais aonde a informação não foi passada corretamente?, destaca Longo, que ficou feliz em participar do evento. ?Para mim, foi uma excelente experiência. De uma maneira condensada, abordamos a nova auditoria e o trabalho do auditor para o processo de transparência?, completa.

Para a funcionária pública do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Roseane Tavares, o tema escolhido para o painel foi bastante oportuno.?A forma como foi trazida a nova auditoria e a didática utilizada foi de grande valia para mim. Em pouco tempo, pudemos assimilar informações importantes e que posso colocar em prática no meu trabalho?, diz.

Data: 27/09/2013 às 04h26