Senar e Receita apontam a necessidade da arrecadação de encargos

A função do contador na relação com o produtor rural foi o eixo da palestra ?Encargos Sociais Relativos à Aquisição de Produtos do Segmento Produtivo Primário ? Competências da Receita Federal e do Senar?, realizada na Sala Aruana, do Centro de Convenções de Sergipe, na manhã desta sexta-feira, dia 27. Wagner Anacleto Costa e Marcelo Cardoso Ribeiro, Senar e Receita Federal, respectivamente, foram os responsáveis pelo tema e discussão.

Marcelo Cardoso foi o primeiro a falar e explicar qual a cobrança da Receita em relação aos produtores rurais e empresas que compram seus produtos. Para Cardoso, é preciso uma atenção maior por parte dessas instituições, que aparecem como responsáveis perante a União. ?O produtor rural deve contribuir para a previdência social como qualquer trabalhador brasileiro. É isso que vai garantir uma aposentadoria. Porém, a grande maioria não sabe. A partir disso, quem compra os produtos tem como obrigação fazer o recolhimento desse imposto e repassar para a previdência?, afirma Cardoso.

A discussão em torno do tema foi grande, pois muitos contadores não aceitam esse tipo de cobrança às empresas e defendem que isso tem que partir do produtor. ?Entendo essa posição das empresas, mas queremos conscientizar o empresariado e a classe contabilista da importância desse ato. São esses compradores que irão responder pela não arrecadação?, destaca.

Wagner Costa (DF) trouxe a ação do Senar nessa temática, já que parte do imposto arrecadado é destinada à instituição. ?Fazemos parte do Sistema S e procuramos facilitar a vida do produtor rural, promovendo cursos e prestando assistência. A conscientização do empresariado é importante pois significa retorno para o produtor?, diz.

A contadora Adriana Queiroz concorda com os pontos colocados pelos palestrantes. ?Acho extremamente importante o que foi dito aqui, afinal, é fato que as empresas não se preocupam em arrecadar e pecam por isso. Há uma dificuldade muito grande para quem é do meio rural e esse tipo de ação ajuda. Gostei da palestra porque informou muita coisa em pouco tempo?, conta.

Data: 27/09/2013 às 11h42