Primeiro dia do 11º Enecon mostra magnitude do evento

O espaço reservado especialmente para a cerimônia de abertura do 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) estava lotado com a presença de convidados, estudantes, profissionais e acadêmicos da área da contabilidade nordestina. Eram cerca de 500 pessoas acompanhando as palavras dos convidados que ressaltaram a escolha de Sergipe como sede do evento este ano.

A Orquestra Sanfônica de Sergipe foi responsável pela trilha musical no início da solenidade. Antes da formação da mesa com a presença de todos os presidentes dos conselhos regionais do Nordeste e autoridades sergipanas, foi exibido um vídeo com as belezas naturais e culturais do Estado. A cantora Amorosa foi a responsável por cantar o hino nacional e iniciar a cerimônia de abertura.

O primeiro a falar foi o anfitrião e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Aécio Prado Dantas Júnior, que agradeceu a presença de todos e enfatizou a felicidade de trazer para o Estado o Enecon. ?Começo agradecendo a todos os estudantes que estão aqui hoje, aos professores e coordenadores de instituições de Ensino Superior de Sergipe, que nos apoiaram na divulgação. Faço um agradecimento especial a uma caravana do Piauí, que fez uma cansativa viagem para participar do Enecon?, disse.

Em um discurso emocionado e enfático, Aécio Prado lembrou que a contabilidade precisa ter seu espaço reconhecido pela sociedade. ?Estamos cansados de ver a imagem imposta pelas novelas, onde nossa profissão sempre está envolvida com algo ilícito ou é colocada como algo menor. Não queremos isso. Queremos um novo olhar para a contabilidade. Mostrar que as ciências contábeis participam diretamente da gestão e se preocupa com o crescimento sustentável das empresas?, afirmou.

Ao final da sua fala, Aécio agradeceu pelo apoio recebido nesses quatro anos de mandato à frente do CRC/SE. ?Agradeço imensamente a toda a classe contábil que me apoiou nesses quase quatro anos. Por ter me dado a oportunidade de, ao lado dos conselheiros, estar à frente do CRC/SE. Enfatizo que minha causa será sempre a contabilidade?, ressaltou Aécio, visivelmente emocionado e sendo aplaudido pelos presentes.

O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Marcônio Alves Coelho, também destacou o trabalho feito pelo CRC/SE e a importância dos conselhos regionais. ?É importante eventos como esse que mostram a grandeza e união da classe contábil no País. Representamos profissionais sérios e fomentamos a discussão de temas através de palestras e debates?, explicou.

Representando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a conselheira e vice-presidente técnica da entidade, Verônica Cunha Souto Maior, reforçou o crescimento da classe no País. ?Estamos no caminho certo, pois estamos fortalecendo ainda mais a nossa profissão. Seguimos o panorama mundial que coloca a contabilidade como linguagem universal dos negócios?, enfatizou.

Para a estudante Thaís Andrade, do terceiro período, o encontro servirá para um aprendizado extra que levará para o mercado de trabalho. ?O tema ?Gestão, transparência e sustentabilidade? me interessou bastante. Quero aprender coisas novas aqui e já levar para o meu trabalho?, afirmou.

Após a solenidade de abertura, a vice-prefeita de Salvador (BA) e mestre em Contabilidade, Célia Sacramento foi a responsável pela palestra magna. ?Primeiramente, quero dizer que mesmo como vice-prefeita nunca faltei aos eventos ligados a minha área, pois sei que devo tudo que sou à Contabilidade?, destacou.

O tema da palestra de Célia Sacramento foi ?Sustentabilidade?, fazendo parte do tema proposto pela organização do 11º Enecon. ?Temos uma exclusão social gritante, um mundo completamente heterogêneo. Mas, segundo o IBGE, em relação ao Meio Ambiente, temos uma evolução. Nesse contexto, aponto que as empresas estão se preocupando mais com o tema?, afirmou. Ela ainda disse que mesmo assim, é preciso percorrer um caminho mais longo e fazer mais. ?Desperdiçamos 35% que poderia ser reciclado, ou seja, jogamos dinheiro fora?, completou.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade os presidentes dos conselhos regionais de todos os estados nordestinos, que são co-anfintriões do evento: Wellington Cruz (BA), Cassius Coelho (CE), Heraldo Campelo (MA), Gilsandro de Macedo (PB), José Eraldo de Oliveira (PE), Elias Caddah Neto (PI), Everildo da Silva (RN). Presidentes de conselhos de outras regiões do País: Márcio Lélio da Paixão Nascimento (AP), Jeanne Carmen Ramos Luzeiro Figueira (AM), Vania Labres da Silva (TO), Cristina Amélia Fontes Langoni (ES), Luiz Fernando Nóbrega (SP), Adriano de Andrade Marrocos (DF), Henrique Ricardo Batista (GO), Carlos Rubens De Oliveira (MS) e Lucélia Lecheta (PR).

O secretario chefe da Controladoria Geral do Estado, Adinelson Alves, representando o governador em exercício, Jackson Barreto, o secretário Municipal de Finanças e representante do prefeito João Alves Filho, Nilson Lima, o secretario Especial de Cultura, Josenito Vitale, e os vereadores Vinícius Porto (DEM) e Lucimara Passos (PC do B).

Data: 26/09/2013 às 11h09