Exame de Suficiência no Enecon 2013

A segunda atividade do primeiro dia do Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) foi um talk show sobre ?Exame de Suficiência ? Abordagens dos Resultados?. José Joaquim Boarin, de São Paulo, e Jaqueline Veneroso Alves da Cunha, de Minas Gerais, dividiram os conhecimentos para dezenas de profissionais e estudantes de Ciências Contábeis que lotaram o auditório Pirambu do Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

A explanação de Boarin foi focada em gráficos e dados que tornavam o tema discutido mais detalhado. Ele mostrou os índices de erros e acertos nas últimas provas dos Exames de Suficiência aplicados pelo Conselho Federal de Contabilidade e apontou ainda que, muitas vezes, o despreparo do aluno que não consegue um bom resultado no Exame de Suficiência vem da base. Para provar, José Joaquim Boarin expôs frases com graves erros de grafia e interpretação retiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ele fez ainda comparativos da educação aplicada no Brasil com a de países como Estados Unidos e Japão. Segundo Antônio Carlos Ribeiro, mediador do talk show, os professores de cursos superior também têm que estar se atualizando e atento as mudanças. ?Hoje o aluno está conectado a tudo. Até as redes sociais informam. Além do mais, o professor, caso cometa uma falha, precisa ter humildade para reconhecer que errou. A sala de aula promove uma troca de conhecimento, de experiência?,  ressaltou Antônio Carlos.

Para Hélio Menezes Andrade, estudante do quinto período de Contábeis da Fundação Visconde de Cairú, em Salvador, apesar de ter acabado de chegar em Aracaju, a primeira impressão do Enecon foi muito positiva. ?Achei tudo muito organizado. Está excelente. Suprindo as minhas expectativas. Espero que continue assim. Essa palestra, por exemplo, está nos mostrando dados interessantes?, acrescentou Hélio.

Data: 26/09/2013 às 06h07