Na primeira atividade do 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), as matrizes curriculares tiveram espaço privilegiado com a palestra de Marisa Luciana Schvabe de Morais intitulada ?A matriz curricular do curso de ciências contábeis frente às demandas atuais da profissão?.
Catarinense e com vasta experiência no assunto, Marisa Schvabe procurou mostrar as necessidades mundiais e nacionais comparando com o atual momento do mercado contábil no País. ?Trabalhei em três focos principais: ensino superior no Brasil, ensino superior de Ciências Contábeis e mercado mundial. Dessa maneira, pude explicitar itens importantes nesses caminhos apontados?, afirma Marisa.
Os números apontados pela palestrante em mais de uma hora de palestra dão um panorama em qual cenário o estudo da contabilidade está inserido. São mais de 30 mil cursos oferecidos em mais de 1.300 instituições de Ensino Superior em todo o território nacional. ?Foi importante colocar esses números para que todos entendessem o universo em que estamos inseridos. Acrescentei a realidade e a demanda mundial no mercado profissional e acadêmico para que fosse constatado pelos coordenadores e professores presentes pudessem rever os caminhos traçados pelas suas instituições?, explica Marisa Schvabe.
Em relação ao panorama mundial, Marisa destaca que a regulamentação para o ensino das Ciências Contábeis no Brasil atende na grande maioria dos itens, porém, é preciso que seja colocada em prática. ?O que percebemos é algo muito parecido entre o que é regulamentado, exigido por lei no ensino da ciência aqui, e o que o restante do mundo pede. Entretanto, precisamos colocar em prática, que é o grande problema?, diz.