CFC vai participar do Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais

Entraram na reta final os preparativos para o 5º Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais (ENCP), que vai trazer a Florianópolis, no mês de outubro, cerca de 600 presidentes, conselheiros e diretores das entidades responsáveis pela fiscalização, registro e normatização das profissões regulamentadas. Tendo como tema central ?Conselhos Profissionais, um Instrumento de Proteção Social?, o evento será aberto dia 17 de outubro, no Centrosul, com uma palestra do advogado Júlio César do Valle Vieira Machado (GO), da Coordenação Nacional do Exame Unificado da OAB. Durante três dias estarão em debate assuntos como fiscalização, responsabilidade civil em profissões regulamentadas, conciliação, formação e atuação profissional, ética e Lei Orgânica dos Conselhos.

Os participantes do 5º Encontro contarão com uma atração a mais: a Fenaostra que acontece no mesmo período, também nas dependências do Centrosul. Nesta 14ª edição, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana vai oferecer uma programação bastante diversificada, incluindo apresentações de 40 grupos musicais e de dança. No pavilhão gastronômico, associações dos maricultores e restaurantes irão comercializar o produto a preços bem acessíveis. Florianópolis hoje é responsável por quase 70% da produção nacional de ostras.

No segundo dia do evento, estão previstas palestras com o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão), José Augusto Viana Neto, dadiretora de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC, Claudia Maffini Griboski, e do vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sergio Prado de Mello. Também serão realizados dois painéis: o primeiro com os presidentes do CFC e do Conselho Federal de Economia, os catarinenses Juarez Domingues Carneiro e Ermes Tadeu Zapelini, respectivamente, e o segundo reunindo o diretor da SECEX Previdência, órgão do Tribunal de Contas da União responsável pela fiscalização dos conselhos, Teonio Wellington Martins, e a juíza federal Luísa Hickel Gamba.

O terceiro e último dia contará com as palestras do professor doutor pela USP e professor aposentado do curso de Direito da UFSC, Fernando Noronha, e do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro.

Inscrições e outras informações no site www.encp.com.br.

Fonte: CFC

Data: 23/09/2013 às 08h43