Presidente do CFC é homenageado na 56ª Concerj

A solenidade de abertura da 56ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Concerj), realizada na noite deste dia 19 de setembro, pautou-se pelo tema ?A contribuição da contabilidade para o exercício da cidadania?. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), ocorre até o próximo sábado, dia 21, na cidade de Búzios.

Na solenidade, os cerca de 800 participantes da Concerj, após cantarem o Hino Nacional Brasileiro, ouviram os discursos proferidos pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Diva Gesualdi; pelo prefeito de Búzios, André Granado; e pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, que foi homenageado pelo CRCRJ.

Diva Gesualdi fez um balanço do trabalho realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, em diversas áreas, durante a sua gestão (2010/2013). Além disso, ela destacou que a relação da classe contábil com a sociedade também vem sendo tema de ações do CRCRJ e de todo o Sistema CFC/CRCs. ?Empenhado no sucesso da campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil, o Conselho do Rio vem participando ativamente da propagação da campanha perante a classe e a sociedade fluminense?, afirmou Diva.

Para a presidente do CRCRJ, o Brasil precisa saber o quanto os profissionais da contabilidade contribuem para o bom uso dos recursos públicos, para a ética, a justiça e o desenvolvimento sustentável.

Homenagem

Após as boas-vindas do prefeito André Granado, o presidente do CFC foi homenageado pela presidente Diva Gesualdi. Os principais fatos da gestão de Juarez Carneiro (2010/2013) foram destacados, a exemplo da promulgação da Lei nº 12.249/10, que instituíu o Exame de Suficiência e estabeleceu o poder normatizador do CFC; da realização do 19º Congresso Brasileiro do Contabilidade, em 2012, com a presença do 42º presidente americano, Bill Clinton; e, entre outros, da criação do Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif), em 2011, do qual Juarez Carneiro foi o primeiro presidente (2011/2013).

Além disso, a homenagem destacou a importância da realização da campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil, uma iniciativa idealizada pelo presidente do CFC. Na placa entregue a Juarez Carneiro, o CRCRJ agradeceu aos relevantes serviços prestados pelo presidente do CFC a toda classe contábil brasileira.

Ao agradecer a homenagem, Juarez Carneiro creditou a conquista a todos os integrantes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, ?que ajudaram a construir a imagem positiva do Sistema CFC/CRCs e da contabilidade brasileira, não apenas dentro do País como também no exterior?.

Em seu discurso, o presidente do CFC fez um retrospecto sobre os principais fatos da história da contabilidade, da antiguidade aos dias atuais. ?Nos anos 2000, chegamos à internacionalização da linguagem universal dos negócios, com a introdução dos padrões internacionais de contabilidade, o IFRS para o setor privado e as Ipsas para a área pública?, afirmou ele, acrescentando que esse fato fez surgir no Brasil o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em 2005.

Além de destacar a edição recente de importantes leis, como a nº 11.638/07 e a nº 12.249/10, Juarez Carneiro também ressaltou a atuação no âmbito internacional, pelo CFC, e mencionou a visita ao Conselho, em Brasília-DF, nos dias 18 e 19 de setembro, da comitiva de profissionais da contabilidade de Moçambique e de Angola.

Entre os fatos que vêm marcando a história recente da contabilidade brasileira, o presidente lamentou as perdas de profissionais como Antonio Lopes de Sá, Francisco Ribeiro Filho, Ynel Alves de Camargo e Lino Martins da Silva e aproveitou para agradecer os ensinamentos deixados por esses grandes mestres.

Finalizando, o presidente citou o comunicado divulgado pelo CFC, no dia 18 deste mês, por meio do qual a entidade se posiciona contra a Instrução Normativa nº 1.397, da Receita Federal do Brasil, que a cria a obrigação de duas escriturações contábeis. ?Essa Instrução Normativa foi um retrocesso; a Receita deu dois passos para trás?, afirmou Juarez Carneiro.

Na mesa da solenidade de abertura, além dos presidentes Juarez Carneiro e Diva Gesualdi e do prefeito André Granado, estavam o presidente do CRC do Ceará, Cassius Coelho, representando os CRCs; o representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Francisco Iglesias; a presidente do Sindcont do RJ, Damaris Amaral da Silva; a presidente do Sescon-RJ, Lúcia da Cunha Fernandes; a representante da União dos Profissionais e Escritórios de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Unipec), Jovelina Mota de Lima; e o representante da Associação dos Profissionais da Contabilidade do RJ, Ramires Souza Rodrigues.

Palestra Magna

Após a abertura da 56ª Concerj, o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff fez a palestra magna, com o tema ?Ética e moral?. Ele iniciou afirmando que a contabilidade é uma ciência da mais alta ancestralidade: ?É uma ciência venerável, com acumulação histórica extraordinária?. Em seguida, ele alargou o tema para uma perspectiva global.

Fonte: CFC

Data: 23/09/2013 às 08h36