CFC recebe comitiva contábil de Moçambique e de Angola

Representantes de entidades da área contábil de Moçambique e de Angola irão realizar uma visita institucional ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nos dias 18 e 19 de setembro. A visita faz parte do Projeto de Transferência do Conhecimento da Profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa ? Experiências do Brasil e de Portugal, desenvolvido pelo CFC e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc).

Membros da Comissão Instaladora da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contábeis de Angola (OCPCA), Jorge Figueira e Jaime Bastos, e o presidente da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (Ocam), Mário Sitoe, serão recebidos pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Na programação da visita técnica também constam reuniões com os vice-presidentes do CFC, com a finalidade é transmitir informações, aos contabilistas de Angola e de Moçambique, sobre o funcionamento da entidade máxima da profissão contábil brasileira e sobre assuntos relevantes da realidade da área no Brasil. Alguns temas que serão tratados durante a visita ao CFC são responsabilidade profissional, social e ambiental e convergência de normas contábeis ao padrão International Financial Reporting Standards (IFRS).

Representantes do CFC e da Otoc estiveram em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde durante 2012 e neste ano. Nessas ocasiões, representantes do CFC e da Otoc detalharam o projeto e discutiram questões relacionadas à organização e à regulamentação da profissão nos países de língua portuguesa.

O projeto

O projeto tem por objetivo a criação de um ambiente favorável à transferência dos conhecimentos e à formação de redes de relacionamento entre os países de língua portuguesa, a ser executado por uma equipe de profissionais e acadêmicos dos países idealizadores, que são Brasil e Portugal.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, é imprescindível que as organizações públicas e privadas estejam preparadas para atender às novas demandas da sociedade, atuando com eficiência, eficácia e transparência na gestão. ?Para enfrentar a nova ordem econômica mundial, o elemento-chave é o conhecimento?, afirma o presidente do CFC.

O projeto compreende ações em seis áreas:

• Organização profissional ? ações e iniciativas pertinentes à organização da profissão, regulamentação ética e deontologia profissional, registro e fiscalização do exercício profissional, exigências acadêmicas de admissão na profissão, atribuições profissionais e estrutura organizacional;
  • Formação profissional continuada ? compreende a realização de seminários, congressos, fóruns, workshops, exposições dos assuntos e obras pertinentes à contabilidade, cursos específicos de formação profissional, intercâmbio de experiências orientado para a implantação das normas do IFRS;
  • Apoio e incentivo ao ensino de graduação e pós-graduação ? para apoio e incentivo ao intercâmbio acadêmico entre as Instituições do Ensino Superior;
  • Responsabilidade profissional, social e ambiental ? realização de programas e projetos de responsabilidade profissional, social e ambiental (Balanço Social, Inclusão Social, etc.);
  • Acervo Cultural ? ações para preservar a memória de fatos históricos e culturais da profissão, incluindo as formas de publicação e de disponibilização do acervo cultural; e
  • Adoção do IFRS ? compreende os procedimentos adotados pelo Brasil para implantação do padrão IFRS e todo o arcabouço legal necessário à sua efetivação.

Fonte: CFC

Data: 20/09/2013 às 09h48