Pedidos de falência diminuem em agosto, mostra Serasa Experian
Os pedidos de falência recuaram em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, revelou levantamento divulgado nesta quinta-feira (5) pela Serasa Experian. De acordo com a pesquisa, foram efetuados em agosto 149 pedidos em todo o país, ante 192 solicitações realizadas em agosto de 2012. Em julho, foram 136 solicitações. Dos 149 requerimentos de falência, 79 foram realizados por micro e pequenas empresas, 33 por médias e 37 por grandes. Caiu também o número de requerimentos de recuperações judiciais, que foram 71 no mês passado, contra 81 em igual mês do ano anterior e 56 em julho. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a diminuição dos pedidos de falências e de recuperações judiciais reflete recuos gradativos da inadimplência do consumidor ao longo deste ano, aliviando as condições financeiras mais adversas que a alta das taxas de juros impõe às empresas, diz a empresa em relatório. Segundo a Serasa, também contribui para a queda o fato de que, embora modesto, o ritmo de crescimento econômico neste ano supera o do ano passado, melhorando a geração de caixa das empresas.

Data: 06/09/2013 às 08h28