CFC realiza reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) participam, nesta terça-feira (27/8), das 8h30 às 18h, de uma reunião no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. A abertura da reunião foi feita pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro. ?Este momento é importante para trocarmos informações e para alinharmos uma série de projetos e ações que estão em andamento no Sistema CFC/CRCs?, afirmou o presidente, à mesa, ao lado dos vice-presidentes Sérgio Prado de Mello (Fiscalização), Enory Luiz Spinelli (Desenvolvimento Operacional) e Verônica Souto Maior (Técnica) e da diretora-executiva do CFC, Elys Tevânia Carvalho.

A reunião anterior dos gestores dos CRCs com membros do Conselho Diretor do CFC ocorreu em 22 de maio deste ano, em Bento Gonçalves-RS, e a aprovação do relatório desse encontro foi o primeiro tema da pauta da reunião no CFC.

Outro tema a ser abordado durante este dia 27/8 é a Resolução CFC nº 1.445/13 ? ?Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, quando no exercício de suas funções, para cumprimento das obrigações previstas na Lei nº 9.613/1998 e alterações posteriores?. Além disso, estão em pauta o calendário de eventos e de convenções regionais que irão ocorrer até o final deste ano; o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que será realizado do 27 a 30 de novembro; o Exame de Suficiência e a elaboração do Relatório de Gestão.

Juarez Carneiro também fará uma abordagem geral aos presidentes sobre a campanha de valorização da classe contábil ?2013: Ano da Contabilidade no Brasil?, em desenvolvimento em todo o Brasil.

Eleições 2013
Outro tema em pauta na reunião de presidentes é o processo eleitoral do Sistema CFC/CRCs, que irá ocorrer no período de 19 a 21 de novembro deste ano, nos 26 estados e no Distrito Federal.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Enory Luis Spinelli ? que é coordenador da comissão instituída pela Portaria CFC nº 28/2013 para acompanhar, assessorar e coordenar o processo eleitoral dos Conselhos Regionais de Contabilidade ?, irá apresentar aos presidentes dos CRCs informações gerais sobre o andamento do processo até o momento.

A Comissão de Eleição, instituída pela portaria do CFC, é composta pelos seguintes membros: Enory Luiz Spinelli (coordenador), José Eustáquio Geovanini, Miguel Ângelo Martins Lara, Dorgival Benjoino da Silva, Luiz Mateus Grimm, Mário Rogério Marotta e Domingos Sávio Mota.

Comissões Regionais
Paralelamente à reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, durante esta terça-feira (27/8), das 8h às 18h, também estará ocorrendo no CFC uma reunião dos membros da Comissão Eleitoral com os representantes das comissões regionais instituídas pelos CRCs.

De acordo com Enory Spinelli, serão discutidas as linhas gerais do processo eleitoral, em consonância com as Resoluções CFC nº 1.435/13 (dispõe sobre as eleições diretas para os Conselhos Regionais de Contabilidade) e nº1436/13 (fixa o valor da multa por ausência não justificada na eleição nos CRCs, dispõe sobre a justificativa e dá outras providências).

Como Fazer Negócios nos Estados Unidos
No dia 28/8, quarta-feira, os presidentes dos CRCs irão participar da conferência Como Fazer Negócios nos Estados Unidos, evento promovido pelo CFC e pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), com apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

A conferência tem por objetivo oferecer informações que auxiliem os empresários contábeis interessados em fazer negócios naquele país e, ainda, promover discussões técnicas sobre os ambientes regulatório, cultural e contábil dos EUA. A programação do evento reúne palestrantes com experiências no mercado internacional.

A conferência será realizada no auditório do CFC, das 8h às 17h30.

Fonte: CFC

Data: 27/08/2013 às 11h46