CFC e AICPA realizam conferência Como Fazer Negócios nos Estados Unidos

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês), com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), realizam, durante este dia 28 de agosto, no auditório do CFC, a conferência Como Fazer Negócios nos Estados Unidos da América.

A abertura do evento, que conta com aproximadamente 150 participantes, foi feita pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; pelo chairman do AICPA, Richard Caturano; e pelo presidente do Instituto de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Eduardo Pocetti.

A conferência, que traz palestrantes com experiência no mercado internacional, tem por finalidade oferecer informações que auxiliem os empresários contábeis interessados em fazer negócios naquele país; promover discussões técnicas acerca do ambiente regulatório, cultural e contábil dos EUA; e oportunizar o networking entre os participantes.
O evento, realizado na sede do CFC, segue o mesmo objetivo da conferência Com Fazer Negócios no Brasil, realizada nos dias 18 e 19 de julho, em Orlando, Estados Unidos, pelo AICPA e CFC.

Richard Caturano agradeceu ao CFC a oportunidade de realizar a conferência no Brasil, destacando a importância da disseminação das informações sobre o ambiente regulatório contábil e cultural americano, principalmente no momento em que a economia dos Estados Unidos está ?emergindo da recessão?.

De acordo com o chairman, a realização do evento é oportuna, em função da realidade atual da economia americana, e os contadores precisam estar preparados, porque são profissionais que têm papel crítico para os negócios. ?A contabilidade gera valor à economia?, disse.

Ele se referiu ainda ao relacionamento entre a entidade americana a congênere brasileira, o CFC. ?A conferência realizada em Orlando e a realização do Exame CPA no Brasil são frutos dessa parceria?, ressaltou.
O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, também destacou os projetos que têm sido desenvolvidos a partir da assinatura do Memorando de Entendimento assinado entre o CFC, o AICPA e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). ?Há projetos na área de treinamento e certificação em IFRS, de publicações e de cooperação para a realização de exames?, mencionou.

Juarez Carneiro falou ainda sobre a característica de reciprocidade da conferência ?Como Fazer Negócios nos Estados Unidos?, realizada nos mesmos moldes do evento ocorrido em julho em Orlando, e enfocou a relevância, para os contadores, da troca de informações sobre o ambiente de negócios nos países.

O presidente do Ibracon, Eduardo Pocetti, também saudou os participantes e parabenizou o CFC e o AICPA pela realização da conferência, destacando-a como uma grande oportunidade de informação aos contadores, inclusive àqueles que atuam como auditores independentes no Brasil ? aproximadamente dez mil.

Programação
A programação foi aberta em seguida, com a palestra ?Ambiente regulatório nos Estados Unidos da América: estrutura e normatização contábil?, proferida pela contadora do AICPA Kathryn A. Byrne.
Posteriormente, será realizada a palestra ?Reflexos da tributação no Brasil de investimentos efetuados no exterior por empresa brasileira?, com o contador da IOB Valdir de Oliveira Amorim.

No período da tarde, haverá a palestra ?Percepção do empresário brasileiro sobre o ambiente de negócios dos EUA?, a ser ministrada por Romero Tavares, da Ernst & Young Terco.

Em seguida, Paulo Guilherme Coimbra, da KPMG, irá falar sobre o tema ?Perspectivas e Oportunidades de Negócios nos Estados Unidos?.
Finalizando a programação, será realizado o painel ?Aspectos tributários e contábeis nos EUA?, com Devon M. Bodoh, do AICPA, e Carlos Eduardo Toro, da KPMG.

Data: 28/08/2013 às 11h41