As cotas dos fundos imobiliários sofreram um ajuste com a alta na taxa básica de juro da economia este ano. O impacto do movimento foi uma queda no preço das cotas dos fundos. Por isso, muitos analistas acreditam que há boas oportunidades hoje no mercado para comprar essas cotas.
Mas atenção aos riscos. Há fundos e fundos. O economista Luis Gustavo Cardoso diz que é importante ficar atento a dois itens na hora de escolher um fundo imobiliário: o custo e o risco da carteira.
Quando você investe num fundo pode estar:
1) emprestando dinheiro para financiar um projeto imobiliário ? neste caso o risco é o devedor não honrar o pagamento do título;
2) ou se associando a um imóvel, como um shopping, por exemplo, para receber um aluguel ? neste caso o risco é o inquilino ficar inadimplente.
Há uma terceira hipótese, uma carteira que reúna os dois riscos. A entrevista completa com Cardoso está aqui.
Num mundo de taxas de juro em patamares menores, embora o mercado espere novas altas até o fim do ano, nada será igual como antes. Produtos de investimento com isenção fiscal têm um apelo e tanto. E neste cenário, os fundos imobiliários são verdadeiras vedetes.
Fonte: G1