CRC/SE participa do lançamento da campanha ?Eleições Limpas?

Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) participou nesta quinta-feira, 1º, em Aracaju, do lançamento da campanha ?Eleições Limpas? feito pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe . A solenidade contou com presenças de autoridades, juristas, imprensa, além da sociedade sergipana.

O projeto, que terá iniciativa popular, possui alguns pilares básicos, como o fim do financiamento de campanha por empresas, a eleição em dois turnos, onde no primeiro vota-se no partido, na ideologia, na proposta, e no segundo turno escolhe-se aqueles que representarão aquela proposta; o limite de gastos passará a ser estabelecido pela Justiça Eleitoral e não pelos partidos; a prestação de contas em tempo real na internet.

?Independente de uma ou outra divergência que possamos ter acerca de qualquer projeto que trate deste tema, o que necessitamos ter em mente que não existirá qualquer reforma, qualquer mudança da qualidade dos serviços públicos, qualquer mudança de postura dos gestores públicos, não há que se falar em ética, em nada, se antes não houver uma profunda reforma política. Toda e qualquer corrupção tem sua semente na política, ou melhor, na forma como atualmente se faz a política, onde o poder econômico dita todas as regras?, destacou Aécio Júnior

Ainda segundo o presidente do CRC/SE, se a sociedade continuar como está, pessoas de bem ficarão cada vez mais distantes do processo eleitoral. ?Esta deve ser a principal manifestação do povo. A partir dela é que podemos vislumbrar dias melhores. Torcemos, como contadores, que as prestações de contas eleitorais deixem de ser mera formalidade, peças de ficção, e passem a ser um importante instrumento de transparência e controle social?, informou Aécio.

Na oportunidade, ele aproveitou para parabenizar a OAB pela iniciativa do lançamento em Aracaju. ?Convido todos a acessarem o site eleicoeslimpas.org.br. Trata-se de um projeto de iniciativa popular que depende do seu apoio?, observou o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior.

NO ESTADO

Na opinião de Marcus Vinicius Furtado, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o lançamento da campanha em Sergipe é de extrema importância para o projeto. ?Temos a esperança, a expectativa e a certeza de que em Sergipe nós daremos um pontapé importante para a coleta de assinaturas para esse projeto de iniciativa popular, mobilizando a sociedade para que possa pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto ?Eleições Limpas?. Mais democracia, menos compra de votos, menos ?caixas dois?, menos corrupção é o que toda a sociedade brasileira quer e a OAB não poderia ficar omissa?, assegurou.

Já o presidente da Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, destacou a importância do projeto. ?A finalidade da Ordem é proporcionar uma ampla reforma política e, naturalmente, a nossa interpretação é de que a sociedade, de uma maneira geral, clama por uma reforma do sistema político que está aí. Alguma coisa está fora da ordem e a Ordem vem exatamente propor uma modificação, ratificando a pretensão popular manifestada por diversos movimentos?, afirmou o presidente.

?O povo sergipano deu uma clara demonstração de insatisfação com a classe política, seguindo a esteira das manifestações no país inteiro. Criamos a expectativa de que esse público que foi às ruas acabe assinando, seja pela via física, através das relações que iremos encaminhar para entidades e salas da Ordem, mas, sobretudo, pela via eletrônica, que é fácil, a pessoa não precisa sair de casa?, é o que espera Carlos Augusto.

O ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, prestigiou o lançamento e destacou a importância da política. ?O lançamento dessa campanha demonstra que Sergipe tem uma preocupação com a importância da política. Política é coisa séria e, por isso, nós temos que fazer reformas profundas no processo eleitoral. É esse o sentido da campanha, lançar mais um projeto de iniciativa popular, dizendo que é preciso dar um basta nessa ideia de empresa tratar eleições como investimento. Nossa proposta é financiamento democrático. Essa é uma campanha que, não tenho dúvidas, vai mudar o país?, proferiu.

O presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal) Arquidiocese de Aracaju, Jerônimo da Silva Sérgio, lembrou a parceria com a Ordem em diversas campanhas por projetos de iniciativa popular, como o ?Ficha Limpa?. ?Cada vez mais vemos os resultados dessa parceria exitosa que Conal e OAB têm feito ao longo dos anos. A gente tem tido experiências favoráveis na sociedade, para que cada vez mais o processo democrático se consolide?, disse. O Conal é ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), parceira a nível nacional no projeto ?Eleições Limpas?.

*Com informações da OAB/SE

Data: 02/08/2013 às 11h39