Vale anuncia obtenção de licença de instalação de seu maior projeto
A mineradora Vale informou nesta quarta-feira (3) que obteve a licença ambiental de instalação do projeto de minério de ferro Carajás S11D. O projeto é considerado o maior da história da empresa, segundo o presidente Murilo Ferreira.

A licença de instalação foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e faz parte da segunda fase de licenciamento do projeto S11D, autorizando o início das obras de construção da usina, segundo a Vale.

S11D é o maior projeto da história da Vale e também o maior da indústria de minério de ferro, constituindo-se em importante alavanca de criação de valor, crescimento da capacidade de produção e da manutenção da liderança da Vale no mercado global em termos de volume, custo e qualidade, afirma a empresa em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O investimento previsto na S11D é de US$ 19,671 bilhões, e compreende o desenvolvimento da mina e usina de processamento (US$ 8,089 bilhões) e logística (US$ 11,582 bilhões).

O projeto tem capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais (Mtpa) de minério de ferro com reservas provadas e prováveis de 4,240 bilhões de toneladas métricas com um teor médio de ferro de 66,7%, baixas impurezas e cash cost (mina, planta, ferrovia e porto depois de royalties) de US$ 15,00 por tonelada métrica (baseada em taxa de câmbio de R$ 2,00/ US$). O start-up de S11D é esperado para 2S16 e atingirá sua capacidade nominal de produção em 2018.

Data: 04/07/2013 às 09h28