CRC/SE lança na Câmara campanha ?2013: Ano da Contabilidade?

Segunda-feira, 17 de junho de 2013. Mais uma data que marca a Contabilidade em Sergipe. Isso se dá porque foi neste dia que o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) lançou na Câmara Municipal de Aracaju a campanha nacional ?2013: Ano da Contabilidade no Brasil?. A sessão especial foi requerida pela vereadora, que também é contadora, Lucimara Passos (PCdoB).

?É uma honra ser a vereadora que propôs esse encontro. Muitas ações são geradas a partir de nossos registros e espero que, de fato, eles sirvam como instrumentos para a tomada de decisões das empresas?, salientou Lucimara. Ela, inclusive, afirmou que orgulha-se bastante da profissão que escolheu. Desde a graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFS), quando presidiu o Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, sua caminhada na Contabilidade está atrelada ao seu encantamento pela política. ?Sou contadora, estou vereadora?, lembrou.

Prestigiada por diversos parlamentares e por representantes da classe contábil em Sergipe, a Sessão exaltou a importância do profissional contábil e sua relevância na atual conjuntura social do País.

O presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Junior, fez uso da tribuna e agradeceu a iniciativa da vereadora Lucimara para o lançamento da campanha e lembrou que, com 80 mil organizações contábeis no Brasil, a classe vem se consolidando e demonstrando ser capaz de realizar eventos grandiosos a exemplo dos dois últimos congressos brasileiros. Um deles, inclusive, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o outro com a presença do ex-presidente americano, Bill Clinton.

De acordo com pesquisas citadas por Aécio Junior, no segundo semestre de 2012, dobrou a procura de jovens pelos cursos de Contabilidade nas universidades. ?É com entusiasmo e sentimento de confiança que fazemos hoje o lançamento oficial da Campanha em Sergipe. Sejam bem-vindos ao ano da transparência, ao ano da verdade, ao ano da Contabilidade?, comemorou o presidente do Regional.

AUTORIDADES CONTÁBEIS

O contador Jadson Ricarte, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap/SE), destacou que hoje são quase 500 mil profissionais da área. ?Tenho orgulho da profissão que exercemos e em representar essa classe?, disse. Além dele, esteve presente na solenidade, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindicont), Arnaldo Rodrigues.

Para José Augusto Costa Sobrinho, que, na ocasião, representou Juarez Domingo Carneiro presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) esse é um ano muito importante para a Contabilidade brasileira. ?A campanha irá mostrar quem somos e o papel que realmente temos?, resume.

Além deles, compareceram ao evento Minervino Dória Almeida, presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC); a vice-presidente do CRC/SE, Salete Leite; a contadora e professora universitária Ângela Dantas, a vice-presidente de Desencolvimento Profissional, Lana Glícia Veiga; o professor-coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS); o vereador da cidade de Maruim, Moacir Mota; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Lucimara Matos; e o vereador, secretário especial de Cultura e presidente da Fundação Cultura da Cidade de Aracaju Josenilto Vitalle de Jesus, o Nitinho.

PARLAMENTARES

O vereador Iran Barbosa (PT) parabenizou a iniciativa da propositura e ressaltou, principalmente, a importância da Contabilidade no setor público. ?Percebo, na minha área de atuação que é o serviço público, a importância de termos uma área da contabilidade muito bem instrumentalizada para que possamos colocar os recursos públicos a serviço das necessidades prioritárias da população?, disse.

Ainda no âmbito público, o presidente do Paramento Municipal, Vinícius Porto (DEM), fez um breve relato da importância da profissão. ?O que seria dos municípios se não houvesse um contador para orientar prefeitos e Câmaras de Vereadores? O que seria do país se não houvesse esses profissionais? Passamos por crises políticas e a presença do contador sempre foi para melhorar algo que ocorreu por equívocos de alguns gestores públicos, por isso, essa profissão é muito importante para a nação brasileira?, destacou.

Já o vereador Pastor Roberto Moraes (PR) lembrou que muitas profissões têm aceitação e respeito da sociedade pelo seu tamanho, versatilidade e operacionalidade. ?O ofício do contabilista é uma dessas atividades, pois exerce um papel organizacional de fundamental importância no mundo?, afirmou.

Também acompanharam a Sessão Especial os vereadores Max Prejuízo (PSB), Dr. Emerson (PT), Dr. Agnaldo (PR) e Emmanuel Nascimento (PT).

Data: 17/06/2013 às 04h22