Dólar opera em queda após governo zerar IOF sobre derivativos
O dólar comercial opera em queda nesta quinta-feira (13), depois que o governo retirou mais uma barreira para a entrada de moedas no país ao zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre

Perto das 9h30 (horário de Brasília), a moeda norte-americana recuava 0,31%, cotada a R$ 2,1475 para a venda. Veja a cotação

Na quarta-feira, o dólar voltou a subir ante o real e fechou no patamar de R$ 2,15 pela primeira vez em mais de quatro anos, diante do cenário de incertezas nos planos internacional e doméstico e sem atuação do Banco Central.

A moeda norte-americana terminou o dia em alta de 0,82%, vendida a R$ 2,1541, na maior cotação de fechamento desde 30 de abril de 2009, no auge da crise financeira e quando ficou em R$ 2,182.

Retirada do IOF
Mais tarde, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o fim da cobrança de 1% de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) nas transações financeiras conhecidas como derivativos, que são usadas como apostas das empresas e bancos brasileiros e estrangeiros no mercado futuro.

A retirada do IOF vale para a venda de dólar no mercado futuro. Com a decisão, o governo federal aumenta a rentabilidade dos chamados derivativos. A medida começa a ter validade a partir desta quinta.

Na semana passada, o governo zerou a alíquota do IOF incidente sobre o ingresso de recursos estrangeiros para aplicação em renda fixa, o que acrescentou volatilidade nas negociações desde então.

Cenário
O fortalecimento do dólar tem tido como pano de fundo turbulências externas: expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, possa reduzir em breve seu estímulo monetário têm pressionado as cotações da divisa em todo o mundo, diante da ameaça de limitar a liquidez externa. No Brasil, também pesa a deterioração das contas públicas e externas.

Data: 13/06/2013 às 11h33