Educação Profissional Continuada é essencial para obter sucesso na profissão contábil

Na próxima segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de junho, das 8h00 às 18h00 e das 8h30 às 16h30, respectivamente, o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) realizará sua 3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente. Um dos temas que ganhará destaque no encontro e que é considerado um dos pontos-chave para o sucesso na profissão contábil é a educação profissional continuada. O evento será no Hotel Intercontinental (Al. Santos, n.º 1123 ? Jardim Paulista), na capital paulista, e reunirá renomados profissionais do setor e palestrantes com grande experiência no Brasil e no exterior. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site www.ibracon.com.br/conferencia.

?A área de contabilidade e de auditoria independente é dinâmica, passa por constantes processos de alterações e atualizações. O aprendizado contínuo, por essa razão, é ferramenta essencial para que o profissional contábil desenvolva com sucesso suas atividades. Por toda essa importância, o tema tem espaço garantido na Conferência?, destaca Eduardo Pocetti, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon.

A necessidade de se manter permanentemente atualizado nesta profissão será abordada no segundo dia da Conferência, em debate conduzido por Ana Tércia Lopes Rodrigues, coordenadora de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). ?Os últimos resultados do Exame de Suficiência mostram um grande número de reprovações e espelham uma necessidade urgente de adequação das instituições de ensino superior aos conteúdos dados em sala de aula. Revelam, também, que aos alunos cabe a tarefa de desenvolver uma postura mais proativa e aumentar o volume de leitura, não só de conteúdo das normas, mas também de novas publicações que são editadas e que ajudam a esclarecer e interpretar o conteúdo técnico?, diz Ana.

Os números do mais recente Exame de Suficiência, feito em março deste ano, ainda não foram divulgados, mas as avaliações realizadas em 2012 apresentaram resultados ruins. De uma prova para outra, aplicadas em março e setembro do ano passado, os índices de reprovação aumentaram em mais de 20%, passando de 52,81%, na primeira edição, para 73,95%, na segunda.

Durante o encontro, também serão debatidos outros importantes temas, como: A convergência para as normas internacionais IFRS; A aplicação prática das IFRS; A utilização das normas de auditoria em entidades de pequeno e médio portes; A lei de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro e a responsabilidade do profissional da contabilidade e As perspectivas do mercado de auditoria no Brasil e no mundo, entre outros. A expectativa é que mais de 400 pessoas participem dos dois dias de evento.

?A Conferência foi criada em 2011, como parte das comemorações dos 40 anos do Ibracon, porque a Diretoria Nacional notou que era de extrema importância para o setor criar um fórum para discutir assuntos ligados à contabilidade e à auditoria independente, as perspectivas para o futuro e a modernização da profissão de acordo com as necessidades atuais da sociedade. As duas edições foram um sucesso e a expectativa para este ano é ainda maior?, explica Pocetti.

Entre os temas que serão analisados no primeiro dia, figura a responsabilidade do profissional contábil na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, que tem gerado muitos debates. Sancionada em 2012, a Lei nº 12.683 incluiu os profissionais e as organizações contábeis no rol de responsáveis, com dever de prestar informações ao Coaf. Essa alteração atendeu aos tratados internacionais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e já está presente na legislação de diversos países. Representantes do CFC, da Fenacon e do Ibracon compuseram uma comissão para discutir e preparar uma regulamentação para auxiliar os profissionais no atendimento à lei. Este trabalho já resultou na minuta de resolução enviada ao Coaf para apreciação e sugestões do órgão.

Neste mesmo dia, o palestrante internacional Daniel Montgomery, vice-presidente do International Auditing and Standards Board (IAASB), da Federação Internacional de Contadores (IFAC), discorrerá a respeito de ?Projeto sobre o novo relatório dos Auditores?. A palestra abordará diversos pontos importantes deste Projeto, como a análise das contribuições recebidas durante a consulta pública realizada pelo IAASB no ano passado e o andamento dele no âmbito da IFAC.

Um dos destaques do segundo dia da Conferência (11/6) será o painel ?Aplicação Prática das IFRS?, apresentado por Amaro Gomes, membro do Board do Comitê Internacional de Contabilidade (IASB), que emite as Normas Internacionais de Contabilidade. Outro assunto relevante deste dia será debatido na palestra ?Relatório Integrado?. O projeto, que visa reduzir o número de documentos a serem feitos pelas companhias, tem sido fortalecido pelo Comitê Internacional de Relatório Integrado (IIRC), que sugere um modelo único que integre o relatório de desempenho econômico e financeiro e o de atividades socioambientais e o de Governança Corporativa.

Informações para a imprensa:
Ana Carolina Esmeraldo e Marco Berringer
Tel.: (11) 3251-3527 / 9 7682-4686