CRC/SE e OAB de plantão pelo combate à corrupção eleitoral

Neste sábado e domingo, dias 2 e 3, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe - CRC/SE -, e a Ordem dos Advogados  do Brasil, seccional Sergipe - OAB/SE -, estarão de plantão na sede da Ordem para receber possíveis denúncias de crimes eleitorais.

Esta ação faz parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, lançado no mês de agosto. A população pode denunciar qualquer ilicitude, principalmente de compra e venda de votos, pelo disque-denúncia 3301 9130.

Segundo o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior,  qualquer cidadão pode denunciar. O Movimento garante o sigilo do denunciante. Aécio explica ainda que, depois de recebidas, as denúncias serão cuidadosamente analisadas e, em seguida, encaminhadas aos órgãos responsáveis direto pela apuração e fiscalização, como o Ministério Público Eleitoral - MPE -, a Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública - SSP -, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE , dentre outros órgãos parceiros do Movimento.

Na opinião de Aécio Júnior, esta reta final do pleito de 2010 representa um momento crucial. Desde o lançamento do movimento, temos efetuado um trabalho de conscientização demonstrando a importância de termos um processo eleitoral limpo, decente, transparente, onde a decisão do eleitor seja tomada apenas pela sua consciência, sem que haja  a influência de qualquer força alheia, explica.

O presidente do CRC/SE diz também que o eleitor precisa saber que não há como ninguém descobrir em quem ele votou. O momento é de intensificar a fiscalização e de denunciar qualquer indício de compra de votos. Como órgão de fiscalização do exercício profissional, que atua diuturnamente na proteção da sociedade, estamos muito satisfeitos em poder, ainda que de forma bastante discreta, contribuir com o fortalecimento da democracia brasileira, argumenta.

Data: 01/10/2010 às 06h02