CFC realiza IV Seminário de Vice-presidentes e Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs

O presidente, Juarez Domingues Carneiro, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sérgio Prado de Mello, abriram na manhã deste dia 6, o IV Seminário de Vice-presidentes e Chefes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs. O objetivo principal do evento é manter as ações de fiscalização de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em consonância com as diretrizes do Sistema, visando garantir a melhoria contínua da qualidade na execução das atividades.

Juarez Carneiro abriu o Seminário fazendo um retrospecto dos principais fatos que marcaram a história da profissão no Brasil, desde a publicação do Decreto-Lei nº 9.295/46, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos de Contabilidade, até a edição da campanha de valorização da classe contábil ?2013: Ano da Contabilidade no Brasil?.

O presidente destacou a criação, em 2006, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que deu início ao processo de convergência das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês). Ele também ressaltou a importância da aprovação da Lei nº 12.249/2010, que atualizou a Lei de Regência da profissão e trouxe relevantes ganhos para a contabilidade brasileira. Outro ponto enfocado por Juarez Carneiro foi a criação do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), com o objetivo de levar as necessidades dos países latino-americanos, como ?uma só voz?, ao International Accounting Standards Board (Iasb), organismo emissor das normas IFRS.

Juarez Carneiro enfatizou a importância do momento atual da contabilidade do País, citando que, hoje, entidades internacionais têm procurado o Conselho Federal de Contabilidade para realizar parcerias. ?Na semana passada recebemos aqui, neste plenário, o presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Warren Allen, que afirmou que o mundo está de olho no Brasil?, disse o presidente do CFC.

Concluindo as boas-vindas aos vice-presidentes e chefes de Fiscalização dos 27 CRCs, Juarez Carneiro frisou que essa realidade da contabilidade brasileira foi alcançada graças à união da classe.

Em seguida, o vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sérgio Prado de Mello, abriu os trabalhos do Seminário. Conforme a pauta, até o final da tarde deste dia 6 de junho, serão discutidos temas como: Procedimentos fiscalizatórios ? Comissão de Revisão; Revogação da Resolução CFC nº 899/01; Alteração da Resolução CFC nº 1.309/10; Fiscalização da Decore; Programa de treinamento para fiscais; Lavratura de autos em face do não cumprimento do Programa de Educação Continuada; Fiscalização da contabilidade convergida; Obrigatoriedade da Carta de Responsabilidade da Administração (ITG 1000); e vários outros.

Fonte: CFC

Data: 07/06/2013 às 08h55