O preço inicial da energia a ser ofertada no leilão é de R$ 171,8 por megawatt-hora (MWh). De acordo com a Aneel, o leilão será operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no dia 24 de junho.
O chamado leilão A-0 está sendo feito com o objetivo de cobrir a descontratação estimada em cerca de 2 mil megawatts (MW) das distribuidoras, causada pela não adesão de usinas (como as da Cemig, Copel e Cesp) ao plano do governo de renovação condicionada das concessões. A não adesão fez o governo ter menos energia do que o esperado para dividir em cotas às distribuidoras.
Agentes do setor elétrico cogitavam que poderia não haver oferta de energia na rodada por parte dos geradores, que estariam preferindo vender energia no mercado de curto prazo a preços mais altos que os permitidos no leilão, de acordo com a agência Reuters.
A Aneel fez audiência pública entre 13 e 28 de março com a proposta de edital para o leilão de energia existente, período em que recebeu 17 contribuições de seis agentes do setor.
Fonte: G1