Brasil criou 4 milhões de empregos formais desde 2011, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (20), durante seu programa de rádio ?Café com a presidenta?, que o Brasil criou 4,139 milhões de empregos formais desde janeiro de 2013.

Chegamos a essa marca histórica agora no mês passado, em abril, quando foram gerados quase 200 mil novos postos de trabalho, disse a presidente, antecipando dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que devem ser divulgados ainda esta semana pelo Ministério do Trabalho.

Segundo a presidente, o setor de serviços foi o responsável pela geração de quase metade desse número desde janeiro de 2011, alavancadas principalmente pelos setores de saúde, educação, comércio e serviços financeiros.

?Ampliou-se muito também as oportunidades de trabalho no setor de serviços financeiros, devido à chamada bancarização da nossa população, ou seja, nossa população, que antes não usava banco, passou a usar banco?, disse Dilma.

Outros 500 mil empregos foram criados na construção civil, estimulados por investimentos privados e públicos, como programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, disse a presidente.

Dilma defendeu as compras do governo federal como medida para estimular a geração de emprego na indústria e nas micro e pequenas empresas. ?Essas compras que o governo federal faz melhoram a vida da população e também ajudam a aquecer a produção da indústria e isso gera emprego, necessariamente?, disse.

A presidente justificou ainda a adoção de medidas de estímulo à ?indústria de material de transporte?, que produz carros, caminhões, ônibus, vagões, locomotivas, retroescavadeiras e autopeças.

?Diminuímos o IPI dos carros e dos caminhões, diminuímos os juros dos empréstimos para quem compra caminhões e ônibus, e também desoneramos a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo?, defendeu a presidente.

Desemprego
Dilma acrescentou também que a taxa de desemprego registrada em março deste ano foi de 5,7% ? a menor para os meses de março dos últimos 11 anos. ?Isso mostra que o Brasil vive hoje praticamente em pleno emprego e que o desemprego tende a se manter muito baixo?, afirmou.

Data: 21/05/2013 às 09h14