CRC/SE participa do II Seminário Internacional de Contabilidade Pública

Dentre os mais de 1.500 participantes do II Seminário Internacional de Contabilidade Pública e do III Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, realizados no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, estavam o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, e vários contabilistas do Estado .

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC -, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e Secretaria do Tesouro Nacional, o evento teve como palestrantes o diretor executivo da Federação Internacional de Contadores – IFAC -, Ian Ball, e Andreas Bergmann, presidente do Conselho de Normas Internacionais para a Área Pública da Federação Internacional de Contadores – IFAC.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRCMG -, Walter Roosevelt Coutinho, foi o primeiro a falar. A Contabilidade Governamental é um ramo antigo da Contabilidade no Brasil. Esse ramo da Contabilidade sempre esteve envolvido no processo de valorização do profissional contábil, revela Roosevelt.

No que diz respeito à adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Pública no âmbito federal e estadual, o presidente afirmou que a Contabilidade passará a enfocar mais o patrimônio do que os fluxos de caixa. Seguindo a tendência da nossa profissão, o profissional da Contabilidade atuante nos órgãos governamentais terá sua importância  reforçada, já que passará aos governantes uma série de informações sobre patrimônio a serem utilizadas na gestão, comenta.

Para Aécio Júnior, presidente do CRC/SE, que atua na área da Contabilidade Pública é muito satisfatório ver o país tratando deste assunto. “Fico muito feliz em ver o Brasil inserido no contexto da internacionalização das normas contábeis aplicadas ao setor e, ainda mais  em constatar que todas estas mudanças tem despertado o interesse da classe contábil brasileira”, constata.

Na opinião de Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, o evento é uma oportunidade de interação com muitos profissionais contábeis da área e de demonstrar o apoio ao Sistema CFC/CRCs à Contabilidade Pública Brasileira, que vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque no mundo contábil, sendo foco de atenção dos gestores públicos.

Data: 27/09/2010 às 09h05