Essa queda refletiu principalmente no aumento da base de clientes da telefonia móvel, permitindo que cada vez mais brasileiros usufruam do serviços. Atualmente, são mais de 262 milhões de acessos e a cobertura de terceira geração (3G) já alcança 3.309 municípios, ampliando as possibilidades de conexão em banda larga.
O índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário (MOU, na sigla em inglês) subiu 9% entre 2011 e 2012, passando de 115 minutos para 125 minutos.
A associação destaca que, nos últimos cinco anos, a queda no preço do minuto de celular foi de 56% e o aumento no tempo médio de uso do celular chegou a 52%.
Internet
O levantamento mostra ainda uma evolução no acesso à internet pela rede móvel. Em 2007, a receita com tráfego de dados pelo celular representava 8% da conta média do brasileiro e, no ano passado, subiu para 22% da conta média.
A forte competição, aliada aos ganhos de escala, tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços, destaca a Telebrasil. De acordo com Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que avalia o grau de concentração de um segmento, o mercado brasileiro de telefonia móvel é um dos mais competitivos do mundo.
?A telefonia móvel e especialmente a banda larga pelo celular já se revelaram como meio essencial para a inclusão digital e social da população. Nesse sentido, a Telebrasil entende que uma maior redução dos preços e num ritmo mais acelerado deve ser incentivada com medidas que reduzam a carga tributária sobre os serviços e que estimulem sua massificação?, diz a entidade, em nota.
Fonte: G1