Dia do contador: muitos motivos para comemorar

Este ano, a data comemorativa do dia do contador tem um sabor especial: as mudanças recentes na lei favorece a classe e pode aumentar – e muito! – a demanda por este tipo de profissional.

Dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC -, dão conta de que hoje existem no Brasil 208.347 contadores que trabalham em mais de 67 mil organizações contábeis.

A pesquisa, realizada em julho deste ano aponta ainda que a região sudeste concentra mais de 50% dos contadores do país. Ao todo, são 104.501 profissionais contra 103.846 das demais regiões.

No nordeste há mais de 10.800 contadores e por isso, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, parabeniza neste dia especial, totalmente dedicado aos contadores, aqueles profissionais que atuam com ética, amor e competência.

A PROFISSÃO

O profissional de Contabilidade é responsável por desenvolver a arquitetura de sistemas de informações aos usuários internos e externos de uma empresa, realizar trabalhos de perícias, auditorias internas e externas, controladoria, planejamento tributário e consultoria. Ao estudar e gerenciar o patrimônio, as transações comerciais, os fluxos de caixa, o contador interpreta os fatos econômicos dentro de uma Empresa e, assim, pode controlar melhor suas contas.

Por Lei, toda empresa é obrigada a contratar os serviços deste profissional. Seja um Banco ou uma Propriedade Rural, Microempresa ou Indústria, Cooperativa ou Casa de Comércio, Hospital ou Empresa Aérea.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O contador pode atuar como planejador tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custo, contador gerencial, atuário, auditor independente, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraude, professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de renda e oficial contador.

Data: 22/09/2010 às 04h39