Comitê Técnico do XI Enecon se reúne em Sergipe

Por Gilmara Moura/Ascom CRC/SE

Representantes de todos os Estados nordestinos se reuniram na manhã de hoje, dia 27 de fevereiro, para tratar sobre assuntos relacionados ao XI Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que acontecerá em Sergipe no mês de setembro e promete ser o grande evento da classe contábil do Estado.

A primeira reunião deste comitê técnico, que visa preparar todo o cunho científico da programação do evento, ocorreu no Real Classic Hotel e contou com a participação de 22 pessoas, dentre elas, quatro membros do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE): o presidente Aécio Prado Dantas Júnior, a diretora Ederilda Pereira, a vice- presidente de Desenvolvimento Profissional, Lana Veiga e o vice-conselheira do setor de Registro, Vanderson Melo.

Aécio Júnior conduziu os trabalhos e mediou a escolha do tema. Entre as temáticas sugeridas pelos participantes, está ?Contabilidade: Ciência a serviço da sociedade, Contabilidade: fator de sustentabilidade social e Contabilidade como instrumento de gestão e transparência. Uma preocupação é que o tema seja bem abrangente. E que seja alinhado ao Ano da Contabilidade, ressaltou o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior.

Vanderson Melo defendeu que a temática fosse mais focada no setor público. Muitos municípios do Nordeste têm dificuldades neste aspecto, justificou. Na opinião de Luciana Matos, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese), o tema do momento é a mudança do perfil do profissional da contabilidade.

Sempre falo isso em sala de aula. Antes o perfil do contador era focado naquele profissional que fazia débito e crédito. Mas isso mudou. Precisamos mostrar que a contabilidade está passando por um momento novo. E este novo momento vai além da era digital. Tem que focar na valorização, defendeu Luciana.

De acordo com Aécio Júnior, o tema deve permear alguns fatores como o novo momento que passa a Contabilidade, mostrando os desafios do profissional no quesito mudança da imagem social e a importância deste profissional, seja na área privada ou no setor público. ?Vamos buscar focar temas voltados para o estudante, já que o histórico deste evento nos mostra que 70% do público é formado por acadêmicos?, analisou o presidente do CRC/SE.

EQUIPE DE TRABALHO

Coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis de faculdades e universidades do Nordeste deram a sua colaboração durante a reunião. De Sergipe, dois representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) integraram o Comitê.

Wellington Santos faz parte do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC/PB) e coordena o curso de Ciências Contábeis na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, por isso, sua visão é que o tema deste XI Enecon esteja na atmosfera de ciência e prática. ?Não existe distância entre a academia e o mercado. A ciências faz esse elo?, justificou.

Na opinião de Francisco Galvão, professor de três instituições de ensino superior, o grande mote do XI Enecon deve ser a valorização do contador, que ainda sofre com a visão negativa de grande parte da sociedade. Ele ressalta ainda a importância do Enecon que não beneficia apenas a classe contábil. ?Toda a cidade ganha?, lembra.

Mais de 800 pessoas são esperadas no XI Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon) que ocorrerá em Aracaju, Capital sergipana no mês de setembro.

Data: 27/02/2013 às 12h40