Na manhã de ontem, dia 7 de fevereiro, o grupo de estudos ?SPED em Debate?, criado por membros do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), se reuniu pela primeira vez para discutir as demandas e dificuldades da classe em relação ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
A comissão é formada pelas contadoras Ângela Andrade Dantas Mendonça, Suzana Souza Santos Nascimento E Simone Ferreira Santos. A ideia do grupo nasceu da dificuldade que o tema gera para os profissionais da contabilidade. De acordo com Lana Veira, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/SE, ?Tem pontos que ainda não estamos seguindo ter entendimento. Os gerenciadores do sistema precisam criar algo mais prático. Eles não têm noção das dificuldades que são geradas para os profissionais contábeis?, alerta Lana.
No primeiro momento, a comissão criou um e-mail exclusivo para facilitar a comunicação entre os membros do grupo e estabeleceu que haverá uma reunião mensal no CRC/SE para debates sobre o tema e definição dos questionamentos que serão levados pela comissão CRC, para a Comissão SPED em debate, a serem realizadas sempre na última quinta - feira do mês, sempre às 8 horas, na sede do Regional. A primeira foi agendada para o dia 28 de fevereiro.
De acordo com a presidente da comissão Ângela Dantas, que também é conselheira do CRC/SE e professora universitária, na ocasião, foi elaborado um comunicado para os contadores. Nele, será informado o propósito da comissão. ?Assim que prepararmos o calendário de reuniões, o publicaremos?, avisa Ângela.