De acordo com a avaliação da Serasa, a alta de janeiro foi impulsionada pelo desempenho do setor de veículos, motos e peças, que cresceu 10,8%. As promoções realizadas por várias redes de concessionárias com veículos em estoque com IPI reduzido, isto é, com alíquotas que vigoraram até o final do ano passado, atraíram os consumidores às lojas especializadas, disse a Serasa, em nota.
Também contribuíram as tradicionais liquidações de bens duráveis realizadas pelo comércio para acabar com os estoques dos produtos à venda desde o final do ano. O movimento nessas lojas do ramo cresceu 9,7%.
As vendas nos segmentos de tecidos, vestuário e calçados avançaram 3,1% e as de material de construção, 4,2%, ambos na comparação com dezembro. Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas manteve o mesmo patamar de movimentação no mês de janeiro em comparação ao verificado em dezembro.
Na contramão, está o setor de de combustíveis e lubrificantes, com queda de 0,5% em relação ao movimento realizado em dezembro.
Fonte: G1