As micro, pequenas e médias empresas brasileiras já fecharam R$ 50 milhões em negócios para a Copa do Mundo de 2014, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O resultado foi obtido na última sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, ao final do ciclo do Encontro de Negócios - Oportunidades e Finanças para 2014.
Representantes de entidades financeiras nas 12 cidades-sede do evento esportivo e mais de 1,5 mil empresários participaram dos encontros, com o objetivo de estimular o intercâmbio de experiências e relações comerciais, tornando as empresas mais competitivas sem prejudicar as finanças. ?O Sebrae investiu R$ 11 milhões para realizar os Encontros de Negócios nas 12 cidades da Copa neste ano. A expectativa é de gerar um volume de negócios pelo menos dez vezes maior, ou seja, deve superar R$ 100 milhões somente com os eventos de 2012?, ressaltou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
De acordo com ele, o setor de agricultura foi um dos destaques. Muitas empresas, explicou Luiz Barretto, já fecharam contratos para a venda de alimentos orgânicos, por exemplo, para abastecer restaurantes, hotéis e pousadas que receberão visitantes no evento.
Oportunidades - Além das rodadas de negócio, os participantes tiveram a chance de esclarecer dúvidas com representantes de instituições financeiras. As questões mais abordadas durante os encontros envolveram o uso de recursos próprios para investimentos fixos, a confiança necessária para construção de um sólido relacionamento com os bancos e as garantias exigidas para obtenção de crédito junto aos agentes financeiros. ?Nosso trabalho é sensibilizar os empresários para aproveitar as oportunidades, mantendo saudável o caixa da empresa?, alertou o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim.
Após apresentações sobre serviços financeiros e linhas de crédito e financiamento, os empresários participaram das rodadas de negócios - momento destinado à realização dos acordos comerciais e parcerias entre fornecedores e compradores. Entre os negócios fechados durante o evento, há exemplos de hotéis de médio e grande porte que acertaram a compra de produtos ou serviços de pequenos negócios nos setores da construção civil, agricultura e móveis.
Fonte: Incorporativa