CFC realiza Treinamento de Contabilidade Pública Aplicada ao Sistema CFC/CRCs

A Vice-presidência de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, de 27 a 29 de novembro, na sede do CFC, em Brasília, o Treinamento de Contabilidade Pública Aplicada ao Sistema CFC/CRCs. Na abertura do evento, a vice-presidente Lucilene Florêncio Viana deu as boas-vindas aos 50 participantes, incluindo contadores de todos os Conselhos Regionais e do CFC.

Esse treinamento visa auxiliar na execução da contabilidade pública pelos Conselhos de Contabilidade, atendendo aos dispositivos das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) e às orientações editadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, afirmou a vice-presidente. Segundo ela, este foi o sexto treinamento de Contabilidade Pública voltado ao Sistema CFC; o primeiro foi realizado pela Vice-presidência de Controle Interno em 2010.

Entre os temas a abordados no Treinamento, constaram: Ajuste para perdas estimadas de créditos a receber e provisão de cota parte; Conciliação da execução do orçamento versus variações patrimoniais diminutivas; Aberturas de contas, eventos e relatórios de ajustes da receita; Conceito de empenho global e data de emissão dos empenhos; Crédito não identificado; Inventário, depreciação e amortização de bens em 2012; e Orientações para o encerramento do exercício: registro de contingências ? cancelamento, inscrição e baixa de restos a pagar.

Para tornar mais efetivo o desenvolvimento do conteúdo, o Treinamento utilizou o formato de oficinas, com os participantes divididos em dois grupos.

Fonte: CFC

Data: 27/11/2012 às 03h57