CRC/SE se une a outros órgãos para debater sobre Sped

Sistema Público de Escrituração Fiscal ou simplesmente Sped Fiscal é um tema que sempre provoca dúvidas para contabilistas e que sempre rende bons debates. Por isso, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), em uma parceria com a Secretaria da Fazenda em Sergipe (Sefaz/SE), com o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (Secap/SE) e com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro/SE), realizou mais uma palestra sobre Sped Fiscal.

O evento ocorreu no último dia 30 de novembro, no auditório Terra Caída, no Centro de Convenções de Sergipe, e contou com a participação de mais de 150 profissionais da Contabilidade.

Na ocasião, o palestrante Erivaldo Santos, que é auditor fiscal, falou sobre a sobre a obrigatoriedade do Sped para as empresas (comércio e indústria). Ele discorreu ainda sobre a tabela da Sefaz e o regime tributário.

GRUPO DE ESTUDOS

Diante de toda a complexidade do Sped, o presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Júnior, juntamente com a vice-presidente Maria Salete Barreto Leite e Lana Veiga, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho e mais representantes do Sescap e da Assepro, decidiram criar um grupo de estudos para discutir todas as diretrizes do Sistema de Escrituração.

Ainda durante o evento, foram coletados alguns nomes de contabilistas interessados em participar do grupo de estudo que será criado no CRC. Para Aécio Júnior, a criação deste fórum viabilizará a discussão, de forma prática, de várias dificuldades que vêm sendo enfrentadas pela classe contábil relativas ao SPED.

?Sentarão na mesa contadores, empresas de softwares e a SEFAZ. Será o momento da SEFAZ apresentar as inconsistências nos arquivos do SPED e, juntamente com os contadores e analistas de TI, discutir a melhor maneira de melhorar a qualidade destas informações. Aposto muito neste trabalho conjunto, declarou Aécio, otimista.

Data: 10/12/2012 às 03h08