CRC/SE e Sescap juntos em prol de melhorias

Na última terça-feira, dia 27, Salete Barreto Leite, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), juntamente com Susana Nascimento Santos, do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (Sescap/SE), reuniu-se com representantes da Secretaria da Fazenda em Sergipe (Sefaz/SE), para buscar soluções e melhorias para a classe contábil sergipana.

Na ocasião, foram debatidos temas como possibilidade de alteração na informação do site, com relação a Contribuintes Clientes (Ativos, Baixados e Cancelados). Sobre isso, a Sefaz deverá fomentar estudo para melhor visualização por parte dos Contadores no acesso a contribuintes clientes passando a ter filtro por situação.

Dentre outros temas debatidos, está a condição de exclusão do contribuinte cliente pelo contador (caso de não clientes). Mostrando-se receptiva aos contabilistas, a superintendente do Sefaz/SE, Silvana Lisboa, se comprometeu em estudar a legislação considerando essa prerrogativa.

Outra demanda foi a introdução de uma alteração no regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS), especificando que ?tratando-se de comunicação de suspensão de atividade ou de solicitação de baixa de inscrição cadastral de estabelecimento, contribuinte poderá, nas hipóteses e condições estabelecidas pela Secretaria da Fazenda, ser dispensado de apresentar documentos pertinentes à referida comunicação ou solicitação, sem prejuízo de posterior verificação fiscal?.

Solicitações, comunicados e sugestões serão bem-vindos. Basta ligar para  3216-7208 ou para 3216-7201. A próxima reunião está agendada para o dia 8 de janeiro de 2013.

Data: 29/11/2012 às 04h29