Uma caravana de contabilistas composta por mais de 70 profissionais e estudantes partiu de Sergipe rumo ao Pará para participar da vigésima nona edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o maior evento da classe no país, que acontece a cada quatro anos e reúne os mais respeitados nomes do ramo contábil do Brasil e do mundo.
O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) não poderia ficar de fora e colocou um belíssimo estande no evento para expor as características do Estado, como comidas e bebidas típicas. Inclusive, distribuímos panfletos mostrando as nossas potencialidades turísticas, lembra Ederilda Pereira, diretora do CRC/SE.
Ainda de acordo com Ederilda, um grande diferencial desta edição do CBC, o que pode-se dizer, tornou-se uma marca, foi a forte religiosidade do povo paraense. Além disso, o conteúdo das palestras, foi muito edificante. Contribuiu bastante para o nosso conhecimento, continua Ederilda. A programaação do 19º CBC contou com fóruns, palestras, painéis, apresentação de trabalhos técnicos e científicos e show de artistas nacionais.
Dentre tantas presenças ilustres, o 19º CBC se destacou por trazer ao Brasil o ex-presidente americano, Bill Cliton, que falou sobre a importância da contabilidade para o desenvolvimento sustentável e sobre os desafios da humanidade na palestra magna de abertura ‘Abraçando a humanidade’ (Embracing our Common Humanity, no título original). Além dele, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, esteve presente e, na ocasião, fez um relato da primeira missão espacial tripulada brasileira. As apresentações culturais também foram marcantes, observa Ederilda.
De acordo com o presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Júnior, o CBC de Belém primou pela organização e excelência. O evento foi muito organizado, o que mostra o quanto a classe contábil vem avançando no país, declarou Aécio.
NÚMEROS DO 19º CBC:
• 5 mil profissionais participaram da Sessão Solene de abertura do congresso na noite de domingo, que teve show de Fafá de Belém e Fagner;
• 8 mil pessoas participaram da Caminhada Ecológica que antecedeu a abertura do congresso na manhã de domingo, 26, da Basílica Nossa Senhora de Nazaré até a Estação das Docas;
• 78 foi o número de estandes da 4ª edição da Feira de negócios do CBC;
• 76 trabalhos científicos e 14 técnicos foram apresentados no congresso, de um total de 402 submetidos ao Comitê Científico.