Fatores que derrubaram lucro da Petrobras não se repetirão, diz Foster
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, destacou nesta terça-feira (11) que é improvável que as condições que levaram ao prejuízo da companhia no segundo trimestre, de R$ 1,346 bilhão, voltem a se repetir. Segundo ela, não deve haver a reincidência de fatores como a desvalorização cambial, produção menor de petróleo, baixa exportação e queda na margem de derivados importados.

Graça Foster, como a presidente da estatal prefere ser chamada, explicou que essa queda com derivados provocou uma redução de R$ 1,8 bilhão no lucro da empresa no segundo trimestre.

Em audiência pública nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, Graça foi convidada a apresentar aos parlamentares o plano de negócios da empresa de 2012 a 2016, que prevê investimentos de US$ 236,5 bilhões e reafirmou que a companhia não emitirá novas ações.

A executiva destacou que, em 1999, os investimentos da Petrobras foram de R$ 7,6 bilhões e o lucro líquido de R$ 1,8 bilhão. No ano passado, esses números saltaram para R$ 72,6 bilhões de investimentos e R$ 33,3 bilhões de lucro líquido.

Nesse período, os investimentos cresceram 21% e o lucro líquido, 28%, ressaltou Graça. Ela também disse que a projeção de investimento da Petrobras neste ano é de R$ 87,5 bilhões, dos quais R$ 38,7 bilhões já foram executados no primeiro semestre.

Data: 12/09/2012 às 08h32