Solenidade abre o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O 19º CBC apresenta aos participantes, quatro anos após a edição realizada em Gramado (RS), um evento focado no tema Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável e transforma a metrópole da Amazônia - como é conhecida a capital paraense -, nesses quatro dias de Congresso (26 a 29/8), na capital da Contabilidade brasileira.

Outro momento marcante da cerimônia foi a tradicional entrada das bandeiras dos estados, ao lado dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O Hino Nacional teve a bela interpretação da cantora paraense Fafá de Belém.

O anfitrião do evento, o presidente do CRCPA, Eloi Prata, foi o primeiro a discursar. Ele agradeceu a presença de todos e falou sobre o orgulho dos profissionais da Região em ter o estado como sede do 19º CBC. Tenho certeza de que todos os estados do Norte se orgulham da realização deste Congresso em Belém, porque esta é a primeira vez que a Região Norte tem a honra de sediar o maior evento da classe contábil, afirmou Eloi Prata.

Em seguida, os dois estados que estão na disputa para ser sede do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade - Santa Catarina e Ceará - apresentaram vídeos sobre suas belezas e potencialidades. A eleição para a escolha da sede é feita de forma direta, com votação secreta pelos congressistas. O estado vencedor será conhecido apenas no dia 29/8, na solenidade de encerramento do 19º CBC.

O próximo pronunciamento foi feito pelo presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon. Para ele, o lema do 19º CBC tem suma importância para o momento atual da classe contábil brasileira, quando há uma procura muito grande por profissionais especializados. O pilar da sustentabilidade está na transparência, que vem da Contabilidade. Vivemos um período em que nunca antes o nosso trabalho havia sido tão reconhecido, mas só tem oportunidade no mercado o profissional que busca conhecimento e atualização constantemente.

Posteriormente, houve a entrega da Medalha Mérito Contábil João Lyra, destinada a condecorar personalidades que tenham contribuído de forma relevante e notável para a elevação da Contabilidade brasileira. A Medalha, que é sempre concedida aos agraciados durante o Congresso Brasileiro de Contabilidade, foi entregue, nesta edição, ao presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, e pela presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim.

José Martonio foi presidente do CRC do Ceará no período de 1991 a 1995; presidente do Conselho Federal de Contabilidade de 2004 a 2005; e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC de 2008 a 2009.

Dedico esta homenagem à minha família. Vislumbrei por longo tempo receber esta homenagem, mas queria que fosse exatamente dessa forma, um reconhecimento vindo dos representantes da classe contábil brasileira. Continuarei sempre seguindo com fé e ânimo no fortalecimento e na valorização das Ciências Contábeis, agradeceu José Martonio, bastante emocionado.

O presidente do CFC, em seu pronunciamento, ressaltou que falar em Contabilidade é pensar em sustentabilidade. Há 88 anos foi realizado o primeiro Congresso. Passados todos esses anos, o evento evoluiu na sua essência e no seu modo de contribuir para o avanço das Ciências Contábeis, destacou Juarez Carneiro. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que 2013 será o Ano da Contabilidade no Brasil. Faremos várias ações para mobilizar a sociedade sobre a importância da profissão, bem como para valorizar os profissionais, afirmou ele.

Posteriormente, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, agradeceu os congressistas que votaram na Capital do Pará para sede desta edição do Congresso. Depois de convidar os participantes a conhecerem as belezas locais, o prefeito fez a entrega simbólica da chave da cidade ao presidente do CFC, destacando que, durante o 19º CBC, Belém irá se tornar a capital brasileira do saber contábil.

O último discurso da solenidade foi feito pelo governador do estado, Simão Jatene. Dou as boas-vindas a todos os congressistas e faço questão de parabenizar os organizadores deste evento, pelo profissionalismo e carinho que foram empregados, afirmou. Jatene disse ainda que um evento como o 19º CBC tem vários significados, porém ele pontuou a questão da projeção nacional que um Congresso desse porte traz para a cidade: O Brasil não conhece o Brasil, mas nós precisamos nos conhecer melhor. Encontros dessa natureza nos fazem ser protagonistas nacionais, ressaltou.

SERGIPANOS

A caravana de Sergipe levou muita alegria à Belém e teve um dos estandes mais visitados do CBC. Estiveram lá o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe/CRCSE, Aécio Prado Dantas Júnior; a vice-presidente Maria Salete Barreto Leite, a diretora Maria Ederilda Pereira; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lana Veiga, o conselheiro Marcus Alcântara, Jeane Teles, do setor de cobrança e Jaime Lima, assistente administrativo.

A delegacia do CRC/SE em Itabaiana ´também foi representada pelo delegado Alexsandro Mota.

Fonte: Com informações do CFC

Data: 29/08/2012 às 09h30