Presidente do CRC/SE visita o TRE/SE para tratar sobre contas eleitorais

Como membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) esteve na manhã da última terça-feira, dia 7, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), para apresentar a contribuição da classe contábil nestas eleições.

Na ocasião, Aécio foi recebido pela desembargadora Aparecida Gama, presidente do TRE/SE. Na pauta, o Projeto de Transparência das Prestações de Contas Eleitorais, desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) juntamente com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) que conta, inclusive, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do CRC/SE aproveitou e entregou a desembargadora alguns exemplares do livro “Partidas Dobradas – Eleições 2012 – Contabilidade Necessária” editado pelo CFC e pela OAB. O que fez com que Aparecida Gama parabenizasse a iniciativa e elogiasse o conteúdo da publicação.

Durante a reunião, a presidente do TRE/SE reforçou a importância da participação do profissional da contabilidade para uma melhor elaboração das prestações de contas eleitorais. Aparecida Gama ressaltou ainda as graves consequências que são geradas pela não aprovação das contas.

Aécio Júnior foi acompanhado por Gustavo de Andrade, que é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB/SE. Eles, inclusive, convidaram o TRE/SE para firmar parceria no combate à corrupção eleitoral, com o intuito de coibir os abusos e crimes eleitores durante o processo que antecede o pleito do dia 7 de outubro.

Para que tudo corra bem no pós-eleições, o CRC/SE se mantém parceiro da OAB, do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Aracaju (CONAL) e de outras entidades parceiras do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), como a Igreja Católica. O Conselho vem, inclusive, desenvolvendo treinamentos para orientar contabilistas a elaborarem corretamente as Prestações de Contas Eleitorais. O MCCE foi lançando em 2010 pela OAB.

SALDO POSITIVO

E é justamente pela complexidade do assunto que Aécio Júnior considerou a visita ao TRE/SE extremamente proveitosa. “Tivemos a oportunidade de apresentar à Justiça Eleitoral do nosso Estado a contribuição que a classe contábil sergipana tem dado ao processo de valorização e transparência das prestações de contas eleitorais”, afirmou o presidente do CRC/SE.

Agora, Aécio e toda a classe contábil espera contar com o apoio do Tribunal Eleitoral de Sergipe para divulgar a importância da presença dos contabilistas neste processo. “Ganha a classe e, principalmente, a sociedade”, frisou o presidente do CRC/SE.

Data: 09/08/2012 às 04h10