Primeiro dia do curso de Contabilidade Pública já contabiliza sucesso

Contabilistas, empresários e profissionais de diversas áreas que trabalham no setor público e que atuam nas três esferas de governo, participam do curso de Capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), que acontece de hoje, quarta-feira, dia 25, até sexta, dia 27, no auditório do Classic Hotel, na Orla da Atalaia.

Ministrado pela mestra em contabilidade Janyluce Rezende Gama, que também é integrante da Comissão de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, o curso já contabiliza saldos positivos desde o primeiro dia. A começar pela participação maciça: todas as 60 vagas abertas foram preenchidas.

Na opinião de Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CRC/SE, devido às mudanças que vêm ocorrendo na área contábil, o curso é uma grande oportunidade de atualização. E ele credita a isso, o motivo da enorme procura. “Atuo nesta área há 23 anos e nunca houve um momento onde os profissionais necessitem tanto de atualização. E é isto que o CRC-SE está oferecendo”, pontua Aécio. E com razão.

Foi a necessidade de atualização que levou o empresário Marcelo Cardoso, da área de software para o mercado contábil, a participar do curso promovido pelo CRC/SE. “Vim buscar conhecimento, já que a contabildiade brasileira está mudando. Nós, enquanto profissionais, temos que nos adequar às novas regras”, oberva.

Mesma motivação teve a contadora e servidora pública estadual Maria Iolanda Santos. “Vim para me atualizar e estou achando o curso maravilhoso. Está agregndo muito conhecimento”, afirmou. Para Isabel Cristina, da Controladoria Geral do Estado, o conteúdo ministrado é muito pertinente para a área em que atua. “Está alimentando muito a minha experiência. E fora que estou descobrindo muitas novidades das Normas Brasileiras de Contabilidade”, informa a contadora.

De acordo com a palestrante Janyuce Rezende o que justifica a procura incisiva pelo tema é a obrigatoriedade de se estar a par das Normas. “Elas existem desde 2008, mas só agora os profissionais serão cobrados. E foi isso que despertou o interesse em aprender”, justificou.

Em mais dois dias de curso, Janyuce espera passar uma visão macro de todo o plano de contas que os contadores terão que implementar, das demonstrações contábeis e da importância do porquê dessas alterações. “A gente não pode pensar que fará apenas porque será cobrado. E sim porque vai ser um instrumento para o próprio contador usar”, alertou.

Data: 25/07/2012 às 05h19