Capacitação reúne profissionais do setor público em Fortaleza para discutir convergência internacional das normas contáb

Com a palestra do coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, sobre A Nova Contabilidade Pública: Perspectivas e Desafios da Convergência Internacional, foi aberta na segunda-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

A abertura oficial aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, e o curso acontecerá até o dia 22 na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, numa realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O curso faz parte de um processo de formação para melhorar a qualidade das informações levadas à população com a adequação da contabilidade pública às normas internacionais. Segundo Paulo Henrique, a partir da convergência às normas internacionais, todos os países poderão ser comparados na eficiência da contabilidade que produz. Para ele, isto só será possível com o fortalecimento institucional no qual o contador tem que estar presente atuando em nome do Estado. A troca de gestão não deveria mudar a Contabilidade. Temos que avançar nisso. Precisamos de uma Secretaria Nacional de Contabilidade, ressaltou.

O palestrante também frisou que a formação acadêmica do profissional de Contabilidade deixa muitas lacunas no que diz respeito ao setor público, uma vez que não destina muitos esforços para a área. Assim, o estudante chega ao mercado profissional sem um conhecimento adequado sobre as contas públicas.

Para o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, a formação vem ao encontro das demandas da classe contábil do setor público no Ceará. Este é um novo momento que se inicia na contabilidade pública e que vai levar os profissionais a um novo patamar de informação, salientou.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim, explicou que o objetivo do curso é qualificar o servidor público das esferas municipais, estaduais e federais em busca de uma atuação que esteja de acordo com a contabilidade atual. A base da pirâmide é o servidor que precisa primar pelas contas públicas, disse. O curso visa aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Lei de Responsabilidade Fiscal e contabilidade aplicada ao setor público, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, o secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Sobreira Cialdini, o analista de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Juracir Muniz Junior, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, o presidente do TCE do Ceará, Valdomiro Távora, o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, a reitora da UNIFOR, Fátima Maria Fernades Veras, e a vice-presidente do CFC, Maria Clara Bugarim.

Fonte: Comunicação CRC/CE

Data: 19/06/2012 às 01h42