Cortes de juros reduzem inadimplência de pequenas empresas
A pontualidade de pagamento de micro e pequenas empresas melhorou com a redução das taxas de juros e as recentes medidas de estímulo do governo, indica pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta.

Os pagamentos à vista ou com atraso máximo de sete dias saltaram de 95% para 95%,3 de março para abril. Em relação a abril do ano passado, a pontualidade cresceu 0,8 ponto percentual.

Foi o quinto mês consecutivo de alta deste indicador, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, as reduções da taxa básica de juros (Selic) e das taxas finais de empréstimos e as medidas de estímulos às empresas, além da normalização da inadimplência dos consumidores, reduzem o custo financeiro e provocaram a melhora da capacidade de pagamento das empresas.

As micro e pequenas empresas do setor comercial foram as que tiveram melhor desempenho na pontualidade de pagamento, com 95,7%, enquanto as do setor de serviços tiveram o pior resultado, 94,7%. As micro e pequenas empresas do setor industrial apresentaram pontualidade de 95,2%.

O estudo da Serasa Experian é feito junto a 600 mil empresas com faturamento líquido anual menor que R$ 4 milhões, que realizam aproximadamente 8 milhões de pagamentos mensalmente.

Fonte: Folha UOL
Escrito por: Daniel Tremiel