Calote do consumidor deve cair no segundo semestre, diz Serasa
A inadimplência do consumidor brasileiro deverá recuar na segunda metade de 2012, de acordo com um estudo da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (21). O indicador de calote das famílias diminuiu 1,4% em março e deu sequência a uma série de quedas mensais iniciadas no terceiro trimestre de 2011.

O indicador de perspectiva de inadimplência da Serasa tem o objetivo de antecipar, com seis meses de antecedência, o comportamento do calote e do crédito no Brasil.

As razões que levam a Serasa a acreditar em queda da inadimplência são a desaceleração do ritmo de endividamento do consumidor, o endurecimento de bancos e financeiras na hora de liberar crédito e a a inflação sob controle, que permite aos trabalhadores ter um ganho salarial maior.

Entre as empresas, porém, houve alta no indicador de inadimplência em março — a menor alta dos últimos seis meses. Apesar do resultado negativo, o calote das firmas caminha para uma diminuição, segundo a Serasa.

Para os economistas da entidade, a falta de dinamismo da economia brasileira, o nível ainda alto de calote das famílias e a demanda internacional fraca tendem a manter a inadimplência das empresas em alta nos próximos meses.

Fonte: R7

Data: 21/05/2012 às 09h47