Teve início, nesta segunda-feira, 14 de maio, o curso de Capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). O treinamento, que ocorrerá durante toda a semana, com carga horária de 36 horas, está capacitando cerca de 2 mil profissionais de Contabilidade, auditores, prestadores de serviços, servidores e gestores públicos dos municípios de São Paulo, e dos Tribunais de Contas do governo do Estado.
Ao longo do curso, serão ministrados 21 módulos, simultaneamente, e os participantes têm a possibilidade de fazer a escolha das disciplinas que irão cursar. Independentemente da opção, o treinando receberá material didático, o qual servirá como manual prático para consulta e acompanhamento das aulas. A iniciativa tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), da Escola de Administração Fazendária (ESAF), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP) e da Fecap.
Na abertura do evento, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sergio Prado de Mello, que na ocasião representou o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, disse que é necessário criar uma mudança de consciência nos profissionais que atuam no setor público, uma vez que a partir de 2013 os setores públicos serão obrigados a aplicar as IPSAS (International Public Sector Accounting Standard - Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público). Em razão disso, temos de mostrar que o conceito de Contabilidade mudou e que este é o caminho para fazer a padronização das novas regras, reforçou Mello.
Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), Luiz Fernando Nóbrega, que representou as Entidades Contábeis Congraçadas do Estado de São Paulo no evento, o propósito do Sistema CFC/CRC`s é capacitar cada vez mais os profissionais da área pública. Este setor é muito carente de cursos específicos sobre o assunto, devido à sua complexidade. Os profissionais que estão envolvidos precisam de mais informações sobre as IPSAS e estão buscando conteúdo, por isso o sucesso deste evento, afirmou o presidente do CRC SP.
Em sua explanação, Paulo Henrique Feijó, coordenador geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro de Nacional (STN), ressaltou que a Contabilidade está passando por uma grande revolução, principalmente no setor público, e que o Brasil está caminhando a passos largos para os padrões internacionais de Contabilidade. Esse é um desafio de médio a longo prazos, mas todos têm de se movimentar desde já como se fosse um projeto. Temos a necessidade de reaprender a Contabilidade, pois o que trabalhávamos antes não será mais utilizado num futuro próximo, salientou.
De acordo com o superintendente geral da Fecap, Marcelo de Freitas Camargo, este curso faz parte das comemorações dos 110 anos da Instituição, a primeira faculdade a disponibilizar o curso de Contabilidade no País. Tínhamos planos de fazer um grande evento da área da Contabilidade e surgiu esta oportunidade. Pensamos em realizar algo sobre o setor público porque esta área precisa de transparência. O processo de implantação das IPSAS já se iniciou, mas esse curso traz informações sobre as novas regras definidas pelo CFC que entrarão em vigor em 2013 e que trarão enorme contribuição de informação e transparência para o setor.
O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Almir da Silva Mota, também participou da cerimônia de abertura do evento e concordou com a sua importância. Esta é uma união entre a Academia e as Entidades Contábeis, o que contribui muito para a valorização da classe contábil e para o esclarecimento de informações essenciais ao setor público.
A contadora da prefeitura municipal de Riversul, Juliana de Freitas de Oliveira, veio a São Paulo, 390 quilômetros distante de sua cidade, para participar do curso. É a primeira vez que faço um curso como este. É muito bom aprender as novas normas, porque estamos desde 1964 trabalhando com as mesmas regras e a mudança do setor público será enorme.
Já a administradora pública Jéssica Longo trabalha em uma empresa que desenvolve softwares para empresas contábeis em Barueri, interior do Estado. Preciso estar a par das modificações para projetar programas específicos e, por isso, vim aprender mais sobre as IPSAS?, finalizou.
Compuseram a mesa solene de abertura do evento: Sergio Prado de Mello, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), representando o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; Renato Martins Costa, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE); Iara Takoni, conselheira interina do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, representando o presidente, Edson Simões; Luiz Fernando Nóbrega, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP); José Joaquim Boarim, diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), representando o presidente José Martonio Alves Coelho Neto; Paulo Henrique Feijó, coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicada da Secretaria do Tesouro Nacional; Fábio Mauro Ribeiro, Diretor do Centro da Escola de Administração Fazendária (ESAF); Marcelo de Freitas Camargo - superintendente geral da Fecap; e Wanderlei Carneiro, pró-reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fecap.
A capacitação continua nos próximos dias. O programa completo do curso encontra-se no link: http://www.cfc.org.br/uparq/Programa_CASP_SP.pdf. Edição Lenilde De León
Fonte: CFC