A Câmara dos Deputados realizou, no dia 4 de maio, às 15 horas, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. Os autores do requerimento da Sessão foram os deputados Izalci (PR/DF) e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), ambos profissionais da Contabilidade. O vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Antônio Miguel Fernandes, representou o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, na solenidade realizada no Plenário Ulysses Guimarães.
No exercício da Presidência da Sessão, o deputado Cleber Verde (PRB/MA) leu a mensagem do presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), que destacou a importância da Classe Contábil diante do cenário atual da economia brasileira e citou dados da atividade empreendedora nacional, com mais de seis milhões de micros e pequenas empresas (PMEs). Sejam nas grandes corporações ou nas PMEs, os contabilistas são indispensáveis, pelo conhecimento que agregam e pela experiência que podem oferecer, afirmou. Na mensagem, o presidente da Câmara mencionou que a profissão contábil é, atualmente, a quinta mais demandada no mundo.
O deputado Izalci discursou em seguida. Sou grato à Contabilidade, porque foi por meio desta profissão que comecei a trilhar o meu caminho, disse o parlamentar do Distrito Federal, ressaltando: Costumo dizer que estou deputado, porém sou contador.
A história da criação do Dia do Contabilista, que teve origem em 1926, com o então senador João Lyra, foi lembrada pelo deputado Izalci, em discurso que traçou a evolução da profissão desde então. Passados mais de 80 anos da data que marcou o início da luta pela regulamentação da profissão [25 de abril de 1926], conquistada em 1946, é perceptível a mudança na forma como a sociedade enxerga o profissional da Contabilidade, destacou.
Adriano de Andrade Marrocos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), também lembrou os fatos que transformaram 25 de abril no Dia do Contabilista. Saibam todos que neste dia, em 1926, há 85 anos, discursava para a Classe Contábil Brasileira o senador da República e guarda-livros João de Lyra Tavares.
Falando na condição de primeiro brasiliense a ocupar a presidência do CRCDF, Marrocos recordou que no último dia 21 de abril foram comemorados os 52 anos da fundação de Brasília e, no mesmo dia, comemorou-se também 52 anos da criação do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, primeiro Conselho de profissão regulamentada a se instalar na capital do País.
O presidente do CRCDF aproveitou a oportunidade para solicitar ação dos parlamentares para a proposição de projeto de lei no sentido de que todas as empresas públicas tenham em seu Conselho Fiscal, no Comitê de Auditoria, além da Auditoria Interna, no mínimo dois terços de profissionais da contabilidade, garantindo assim maior transparência, segurança e credibilidade às demonstrações contábeis, protegendo assim os próprios gestores públicos.
Posteriormente, o vice-presidente de Registro do CFC, Antônio Miguel Fernandes, representando o CFC e os CRCs dos 26 Estados, falou aos presentes na Sessão Solene. O discurso do vice-presidente está transcrito a seguir:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, colegas Profissionais da Contabilidade, senhoras e senhores.
Inicialmente, gostaria de saudar os autores do requerimento: Deputados Izalci Lucas e Arnaldo Faria de Sá, ambos profissionais da Contabilidade, que a cada ano fazem questão de comemorar, no Plenário desta distinta Casa, o Dia do Contabilista, prestando uma homenagem muito importante e significativa à grande Classe Contábil brasileira.
Quando falo em GRANDE Classe Contábil brasileira, não estou cometendo nenhum exagero, porque hoje somos realmente GRANDES.
O Brasil possui atualmente quase 500 mil profissionais da Contabilidade, com registros ativos, e 80 mil organizações contábeis, entre escritórios individuais, empresários individuais e sociedades.
Mas somos GRANDES também porque hoje representamos uma profissão moderna, atualizada com as necessidades do mercado e capaz de responder, à altura, às demandas da ascendente economia brasileira neste século 21.
É importante destacar que o avanço da tecnologia da informação tem libertado os profissionais contábeis da função de escriturar os livros de Contabilidade e da escrituração fiscal. Com isso, estamos assumindo, cada vez mais, a função de consultor para informações gerenciais, exercendo um papel estratégico, tanto nas grandes corporações como nas Pequenas e Médias Empresas.
Atualmente, somos reconhecidos como profissionais catalisadores, versáteis e com capacidade para proporcionar apoio e ligação aos sistemas de gestão das empresas.
Já se passaram 66 anos desde que a profissão foi regulamentada, pelo Decreto-Lei 9.295, de 1946.
Hoje temos muito a comemorar, mas também sabemos que a nossa responsabilidade é grande.
Os profissionais da Contabilidade estão atuando em um mercado de trabalho bastante sofisticado, com atribuições cada vez mais complexas, exigindo domínio de conteúdos multidisciplinares e a incorporação de conhecimentos que há alguns anos não existiam na realidade da profissão. Estou falando do Sistema Público de Escrituração Digital - o Sped; do XBRL; das Normas Internacionais de Contabilidade.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade estão acompanhando pari passu toda essa evolução que está ocorrendo na área contábil, e vêm contribuindo, em grande medida, para que esse processo esteja em andamento.
Sabemos que nosso grande desafio é nos mantermos sempre preparados para assimilar os novos conhecimentos.
Nesse sentido, a aplicação do Exame de Suficiência, a partir de 2011, representa uma grande conquista para a Classe, porque busca exatamente a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Aliado a isso, o Sistema CFC/CRCs tem feito muitos esforços com a finalidade de ampliar a consciência dos profissionais para a necessidade da educação continuada.
Graças a essas e muitas outras ações do Sistema CFC/CRCs, estamos aqui hoje comemorando a evolução da Contabilidade ao padrão internacional e a elevação dos profissionais brasileiros à altura dos desafios do século 21.
De coração, agradeço os srs. Deputados pela honrosa oportunidade de estar aqui neste ilustre Plenário, representando o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, para destacar os méritos desta GRANDE profissão que é a Contabilidade.
Obrigado a todos!
Fonte: CFC