CRC/SE apoia seminários das IES Sergipanas em comemoração ao Dia do Contabilista

Mais de 340 alunos e profissionais da área contábil foram assistir às palestras promovidas pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – Fanese -, na noite de ontem, quarta-feira, dia 25 de abril. O evento, que aconteceu no auditório Terra Caída, do Centro de Convenções de Sergipe – CCS -, contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, Aécio Prado Dantas Júnior.

Aécio, inclusive, compôs a mesa e abriu a noite de trabalhos.   Além dele, o diretor geral da Fanese, Ionaldo Vieira de Carvalho e a vice-presidente do sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe - Sescap/SE -, Suzana Souza Santos Nascimento.

Também compuseram a mesa de trabalhos José Albérico Gonçalves Vieira e Luciana Matos dos Santos Figueiredo Barreto, coordenador acadêmico e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fanese, respectivamente.

PALESTRAS

O evento, que teve como objetivo uma reflexão sobre as diversas áreas de atuação do profissional de contabilidade, teve como foco principal duas palestras e uma mesa redonda.

“Como administrar suas finanças pessoais – cuide melhor dos seus recursos” e “Desmistificando a Bolsa de Valores – Deixe de lado o medo de investir”, foram os temas das ministrações do engenheiro eletrônico, MBA em Finanças, Marcelo Coutinho.

“Vim para agregar conhecimento. Vale muito à pena participar de eventos como este”, declara Claudiana Lima de Oliveira, acadêmica do sexto período de Ciências Contábeis da Faculdade Amadeus – Fama.

Para a bacharel em História Fernanda de Andrade Santos, 25, que agora cursa Contabilidade na Fanese, os temas abordados nas palestras facilita o aprendizado prático. “Já começo o curso sabendo exatamente que verei na profissão”, observa a estudante.

OUTRAS IES

Além da Fanese, outras Instituições de Ensino Superior – IES -, promoverão eventos em homenagem ao 25 de abril, dia destinado ao profissional da Contabilidade.

Hoje, quinta-feira, 26, é a vez da Faculdade José Augusto Vieira – FJAV – em Lagarto. Já a Faculdade Sergipana – Faser - reservou dois dias para comemorar: 24 e 25 de abril.

O VI Seminário do Curso de Ciências Contábeis Faser aconteceu no auditório do Senac e teve como tema A contabilidade no terceiro setor. O CRC/SE foi representado pela vice-presidente Maria Salete Barreto. O diretor da instituição, Adailton Vilela, abriu os trabalhos falando da importância do profissional da contabilidade para as empresas e para toda sociedade. E Salete Barreto A parabenizou a turma pela realização do evento. Na ocasião, foram sorteados livros doados pelo CRC/SE e Sescap.

O DIA “D”

Você sabe porque o dia do profissional da contabilidade é comemorado em 25 de abril? A história começa em 1916. Nesta época, o senador João Lyra Tavares já defendia no Senado a conveniência de se regularizar o exercício da profissão, acentuado a merecida e geral confiança nos profissionais da contabilidade.

E foi ele que, em 25 de abril de 1926, no Hotel Términos, em São Paulo, em um memorável almoço, agradecendo as homenagens que lhe prestavam os contabilistas daquele Estado, afirmou a certa altura: “trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”.

Estava instituído o “Dia do Contabilista”, não por decreto, mas por afirmação da vontade de um homem, que os seus colegas transformaram em realidade.

Data: 26/04/2012 às 09h26