A economia brasileira deverá crescer 3,21% em 2012, segundo estimativas dos analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central na semana passada. O boletim Focus desta segunda-feira (23) indica também a inflação dentro da meta estabelecida pelo governo brasileiro para este ano.
A expansão do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas de um país) do Brasil estava prevista em 3,2% na semana passada e teve uma leve alta nesta projeção.
Para 2013, os analistas esperam que as riquezas brasileiras aumentem 4,25% — uma queda em relação à semana anterior, quando a previsão era de 4,3% de alta.
Para a inflação, a estimativa é de que fique dentro da meta do governo. Assim como na semana passada, os analistas preveem que os preços no geral subam, no fim de 2012, 5,08%. Para o ano que vem, a estimativa é de que a inflação marque 5,5%.
A meta do governo para a inflação é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que os preços podem subir só 2,5% ou 6,5% que, mesmo assim, a alta estará dentro do planejamento do Planalto.
Fonte: R7