Falhas na contabilidade colocam em dúvida modelo de negócios da Groupon

A Groupon, empresa líder entre os sites de compra coletiva que oferecem promoções pela internet, não estava preparada para a alta taxa de devoluções que registrou na temporada de Natal para ofertas mais caras, tais como cirurgia a laser para correção de miopia ou depilação a laser. Ela foi obrigada a revisar para baixo a receita e o lucro do quarto trimestre.

Os valores envolvidos foram significativos. A receita foi cortada em US$ 14,3 milhões, ou cerca de 3%. O prejuízo foi aumentado em US$ 22,6 milhões. Mas há outra grande preocupação para os acionistas - além do temor em relação à desaceleração do crescimento, a limitada oferta de ações sendo negociadas no mercado e um produto importante que não ganhou muita popularidade. A questão das devoluções indica que eles também precisam se preocupar com contabilidade da Groupon.

Na verdade, parece que a empresa vem crescendo tão depressa que seus sistemas de contabilidade não conseguem acompanhar. A firma que faz auditoria da Groupon, a Ernst & Young, citou uma fraqueza substancial nos seus controles internos. À medida que os sistemas vão sendo atualizados, existe o risco de que outros problemas sejam descobertos.

As revisões implicam que o faturamento bruto da empresa - incluindo a cota que vai para as firmas que oferecem as promoções - cresceu a uma taxa de apenas 6% no quarto trimestre em comparação com o terceiro. Esse resultado ficou bem abaixo dos 25% de crescimento trimestre a trimestre no período anterior.

Outra preocupação é que o Groupon Now, produto que oferece promoções aos usuários em celulares ou tablets, não decolou. O produto deveria mostrar o valor da maior escala que a Groupon tem em relação às rivais.

O próximo bicho-papão que vem chegando é o vencimento do período de bloqueio no qual os funcionários da empresa não podem vender suas ações. O período vai expirar no início de maio. Considerando a limitada oferta de ações vendidas durante a oferta pública inicial, é possível que haja um grande excesso de vendedores para se enfrentar.

Fonte: The Wall Street Journal

Data: 04/04/2012 às 04h24