CRC/SE no combate à corrupção eleitoral

Foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 11, no auditório da antiga sede da OAB/SE, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, Aécio Prado Dantas Júnior, da vice-presidente Lana Veiga, de Moacir Mota, vice-presidente de Registro, Salete Barreto, vice-presidente administrativo e Sabino Rodrigues vice-presidente de controle interno. Além de representantes de cerca de 50 entidades, vinculadas aos mais diversos segmentos.

A iniciativa da OAB/SE conta ainda com a parceria da Igreja Católica, através do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Conal. Na ocasião, ficou estabelecido que a OAB/SE articulará um fórum de debates de forma a encontrar mecanismos que possam coibir abusos durante o período eleitoral, agindo de forma articulada com outras instituições públicas que exercem a fiscalização e também irmanada com o Poder Judiciário.

Na opinião de Aécio Júnior, o papel do CRC/SE, juntamente com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB -, é realizar um trabalho de conscientização visando combater a corrupção eleitoral e proporcionar maior transparência e legalidade na prestação de contas eleitorais. “Estamos empenhados neste propósito. Precisamos continuar defendendo a sociedade”, ressaltou Aécio Júnior.

E a população deve mesmo ser a mais interessada. Isso porque os rombos aos cofres públicos prejudicam a todos, já que o capital que deveria ser investido em melhorias são desviados em obras superfaturadas, fraudes em licitações e uma infinidade de caixas dois e mensalões. O resultado não poderia ser outro: saúde, educação, infraestrutura e transportes de péssimas qualidades.

Na opinião de João Augusto Bandeira de Melo, representante do Ministério Público Eleitoral – MPE -, e do Tribunal de Contas do Estado – TCE -, o objetivo maior é a defesa da Lei da Ficha Limpa. “Vamos conseguir uma eleição limpa, justa. A contribuição que cada um de nós pode dar é inestimável”, destacou.

O procurador Regional Eleitoral Ruy Nestor lembrou que além dos colaboradores do Movimento, o cidadão pode fazer denúncias contra candidatos que cometem alguma irregularidade. “A população pode denunciar na sede do Ministério Público Federal – MPF -, que fica na avenida Beira Mar ou procurar as instituições que fazem parte do movimento”, disse o procurador.

Aécio Júnior, disse ainda, que a sociedade é tida como uma das principais parceiras. Assim como todas as instituições que queiram participar. “Como é um trabalho de conscientização, quando mais multiplicadores a gente tiver,  mais condições temos de alcançar os objetivos”, lembrou o presidente.

AUTORIDADES
A mesa de trabalhos foi composta pelos presidentes Ophir Cavalcante e Carlos Augusto Monteiro Nascimento, respectivamente do Conselho Federal e Seccional da OAB, pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto, pelo ouvidor-geral da OAB, Henri Clay Andrade.

Também compuseram a mesa de trabalhos, o presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Júnior, o procurador geral eleitoral do Ministério Público Federal, Ruy Nestor, o juiz Anselmo de Oliveira, ouvidor geral do Tribunal Regional Eleitoral, o procurador de justiça Carlos Augusto Machado, representando o Ministério Público Estadual, o promotor João Augusto Bandeira de Melo, que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado, representando aquela Corte, o delegado Daniel Ota Alves, representando a Polícia Federal, o arcebispo de Aracaju, D. Palmeira Lessa, o presidente do Conal, Jerônimo Silva, e o coronel Eduardo Santiago, representando a Polícia Militar.

No auditório, estiveram presentes lideranças comunitárias, representantes de Associação de Moradores de vários bairros de Aracaju, São Cristovão e Nossa Senhora do Socorro, lideranças sindicais, parlamentares, candidatos às eleições deste ano e representantes da classe empresarial.

Data: 12/08/2010 às 08h11